A goleada do Fortaleza sobre o Vasco na noite deste sábado (9), na Arena Castelão, na capital cearense, significou a manutenção da equipe de Juan Pablo Vojvoda na perseguição ao Botafogo, líder da Série A do Brasileiro, que só empatou com o Cuiabá, 0 a 0, também neste sábado. A rodada foi a de número 33.
Mas não só isso. Os 3 a 0, gols de Martinez, ex-América, de Breno Lopes e de Renato Kayzer garantiram a classificação do Leão para a Copa Libertadores de 2025. Ao chegar aos 63 pontos, o Fortaleza não tem como sair do G6, grupo de seis times que certamente irá à Libertadores em 2025.
Pelo título, a desvantagem para o Botafogo é de cinco pontos, e para o Palmeiras, o segundo colocado, de apenas um. Faltam cinco rodadas para o fim do Brasileirão, com 15 pontos em disputa.
A derrota dificulta para o Vasco bastante o plano de buscar uma vaga na fase preliminar da Copa Libertadores. O clube do Rio está na 9ª colocação, com 43 pontos, mas viu times à frente, como o Cruzeiro, abrirem quatro pontos. O Vasco torce para o G6 virar até G9, o que é possível, por uma vaga na Libertadores em 2025.
Próximos jogos
O Brasileirão para agora por dez dias, por causa da Data-Fifa, com os jogos das seleções nacionais. O Fortaleza volta a campo em 22 de novembro, uma sexta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Fluminense, no Maracanã, pela 34ª rodada.
O Vasco joga um dia antes, dia 21 de novembro, uma quinta-feira, recebendo o Inter em São Januário, às 20h (de Brasília).
Golaço de Martinez
O Fortaleza teve mais volume do que o Vasco em toda a partida. O técnico Rafael Paiva decidiu deixar Philippe Coutinho no banco, e a equipe carioca não conseguia criar oportunidades. Com 12 minutos saiu o gol dos mandantes: Tinga recebeu na direita e cruzou forte. Martinez apareceu como um raio no meio da zaga do Vasco e cabeceou para marcar.
Os anfitriões perderam gols, principalmente com Marinho, um deles por preciosidade. O Vasco teve uma boa chance no final da primeira etapa, em que João Ricardo fez duas difíceis defesas em seguidas.
No segundo tempo, depois de pedidos da torcida vascaína, Coutinho entrou, mas não conseguiu mudar o panorama do jogo. O Fortaleza continuou criando, e perdendo chances.
Até Breno Lopes disparar pela esquerda em um contra-ataque, invadir a área e chutar forte, cruzado, para o segundo gol do Fortaleza na partida. No finalzinho, Renato Kayzer recebeu sozinho na pequena área e fechou a goleada.
Fortaleza 3 x 0 Vasco
Fortaleza
João Ricardo; Tinga (Brítez), Kuscevic, Titi e Eros Mancuso; Matheus Rossetto, Hércules (Pochettino) e Martinez; Marinho (Yago Pikachu), Lucero (Renato Kayzer) e Moisés (Breno Lopes). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vasco
Léo Jardim; Paulo Henrique, Maicon, Léo e Lucas Piton; Hugo Moura (Sforza), Mateus Carvalho (Jair), Galdames (Alex Teixeira); Puma Rodríguez (Philippe Coutinho), Emerson Rodríguez (Rayan) e Vegetti. Técnico: Rafael Paiva.
Gols
Martinez (12min1ºT), Breno Lopes (33min2ºT), Renato Kayzer (46min2ºT) para o Fortaleza
Cartões Amarelos
Rossetto (Fortaleza); Jair (Vasco)
Público pagante: 44.293
Renda bruta: 1.330.871,00
Motivo: 33ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 9 de novembro de 2024 (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia e Rafael Trombeta (ambos do PR)
VAR: Rafael Traci (PR)