Pressionado pela sequência ruim de resultados no Campeonato Brasileiro, o técnico Fernando Seabra comanda o Cruzeiro contra o Internacional, nesta quarta-feira (28), às 19h30 (de Brasília), em jogo atrasado da 5ª rodada. A partida seria realizada no mês de maio, mas por causa das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, o duelo teve que ser remarcado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Sem vencer no Brasileirão há quatro jogos, o Cruzeiro tentará encerrar o retrospecto recente ruim no segundo jogo consecutivo contra o Inter. No domingo passado, o time celeste visitou o Colorado no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, jogou mal e perdeu por 1 a 0. O gol nessa partida foi marcado pelo atacante colombiano Rafael Borré.
Como chega o Cruzeiro
Contando apenas jogos do Brasileiro, o Cruzeiro, além de ser derrotado pelo Inter, perdeu para o Fortaleza (2 a 1), empatou com o Atlético (0 a 0), empatou com o Vitória (2 a 2). Inserindo jogos da Copa Sul-Americana, o time celeste soma uma derrota e uma vitória em cima do Boca Juniors, adversário das oitavas de final.
A equipe de Seabra perdeu o jogo de ida por 1 a 0, na Bombonera, em Buenos Aires. No jogo de volta, o Cruzeiro venceu por 2 a 1, no tempo normal, e garantiu a classificação às quartas com vitória por 5 a 4 nos pênaltis.
O Cruzeiro ocupa a 7ª colocação no Brasileiro, com 37 pontos em 23 jogos.
Como chega o Internacional
Desde que foi eliminado pelo Rosario Central-ARG na repescagem da Copa Sul-Americana, no fim de julho, o Colorado empatou com o Bahia (1 a 1), empatou com o Palmeiras (1 a 1), empatou com o Athletico-PR (2 a 2), venceu o Juventude (2 a 1), perdeu para o Atlético-GO e venceu o Cruzeiro (1 a 0).
O Inter é o 11º colocado, com 28 pontos em 20 jogos disputados no Brasileirão. Se vencer o Cruzeiro, a equipe gaúcha subirá duas posições e chegará ao nono lugar.
O Cruzeiro
Para a partida contra o Internacional, o técnico Fernando Seabra mudará o time titular mais um vez. O treinador terá o retorno do meia-atacante Matheus Pereira, que cumpriu suspensão automática na derrota por 1 a 0 para o Colorado. Em contrapartida, ele não contará com dois titulares, o lateral-direito William e o volante Lucas Romero. A dupla recebeu o terceiro cartão amarelo e está indisponível.
Para a lateral, Seabra estuda escalar o zagueiro Zé Ivaldo de forma improvisada. Essa foi uma das situações trabalhadas durante treino na Toca da Raposa II.
A opção por Zé Ivaldo no lugar de William remete a um passado recente. Quando Paulo Pezzolano era o treinador da equipe, em 2022, Zé Ivaldo atuava no lado direito da defesa. O jogador não tinha a responsabilidade ofensiva de um lateral com o treinador uruguaio. Para isso, um meia fazia o apoio do segundo para o terceiro terço do campo.
No empate em 2 a 2 com o Vitória, na 23ª rodada, Seabra já havia improvisado. Ele optou pelo volante Ramiro no setor, já que não contou com William naquela partida. O camisa 12 foi poupado contra o Rubro-Negro da Bahia.
Essa seria outra alternativa, menos viável para o momento, tendo em vista que a torcida tem criticado o treinador quando ele opta pela entrada do meio-campista.
Meio-campo e ataque
No meio, sem Lucas Romero, a opção é Walace. O camisa 20 não jogou contra o Internacional no domingo, mas deve aparecer como titular. Seabra também está sendo cobrado por um melhor aproveitamento do jogador.
No ataque, o treinador pode manter a dupla formada por Lautaro Díaz e Dinenno. Se optar por mudança, Kaio Jorge e Arthur Gomes são as opções.
Seabra na corda bamba
A sequência ruim do Cruzeiro faz com que o técnico Fernando Seabra fique na corda bamba. O treinador já liga o alerta, tendo em vista que o time celeste tem mais dois jogos antes da parada para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Resultados importantes contra Inter, nesta quarta-feira, e Atlético-GO, no domingo, darão sobrevida ao treinador. Em caso de tropeços, o tema “mudança de técnico” pode ganhar muita força na Toca II.
O Internacional
Animado com a vitória no fim de semana, o Internacional vem a Belo Horizonte para tentar surpreender o Cruzeiro e vencer a primeira fora de casa sob o comando do técnico Roger Machado.
O técnico gaúcho também terá que mudar a equipe titular. Ele não poderá escalar o goleiro Rochet. O Uruguaio levou o terceiro cartão amarelo na vitória por 1 a 0 em cima da Raposa, e, por isso, está fora do jogo desta quarta. Anthoni deve ser o substituto.
Recém-recuperado de lesão, o goleiro Fabrício corre por fora por uma vaga no time titular. Outra possível mudança está no meio-campo. Alan Patrick pode retornar na vaga de Gabriel Carvalho.
CRUZEIRO X INTERNACIONAL
Cruzeiro
Cássio; Zé Ivaldo, João Marcelo, Villalba e Marlon; Walace, Matheus Henrique, Japa (Vitinho) e Matheus Pereira; Arthur Gomes (Kaio Jorge) e Dinenno.Técnico: Fernando Seabra.
Internacional
Anthoni; Bruno Gomes, Rogel, Mercado e Bernabei; Thiago Maia, Fernando, Gabriel Carvalho (Alan Patrick) e Bruno Tabata; Wesley e Rafael Borré. Técnico: Roger Machado.
Motivo: Jogo atrasado da 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 28 de agosto de 2024, às 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Marcio Henrique Gois (SP)
Transmissão: Premiere; A Itatiaia transmitirá a partida no rádio (95.7 FM, em Belo Horizonte e Região Metropolitana, e 610 AM) e exibirá a jornada esportiva no YouTube com imagens da cabine do estádio.