Em um clássico bastante equilibrado, Cruzeiro e Atlético empataram sem gols na noite deste sábado (10), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Durante a partida, os times de Fernando Seabra e Gabriel Milito alternaram momentos de superioridade, mas não conseguiram furar os respectivos bloqueios defensivos do adversário.
Com o resultado, o Cruzeiro ficou estacionado na quinta posição, com 36 pontos, e perdeu a chance de entrar no G4 do Brasileirão. Da mesma, com o ponto somado, o Atlético chegou a 29 no total e se manteve na nona colocação na tabela.
Próximos jogos de Cruzeiro e Atlético
Agora, o Cruzeiro “vira a chave” para a Copa Sul-Americana. Na quinta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), o time celeste visitará o Boca Juniors, na Bombonera, em Buenos Aires, pelo jogo de ida das oitavas de final da competição.
O Atlético, por sua vez, terá um compromisso igualmente importante pela Copa Libertadores. Na terça-feira (13), às 21h30 (de Brasília), a equipe de Gabriel Milito enfrentará o San Lorenzo, no Nuevo Gasómetro, também em Buenos Aires, pelas oitavas de final do torneio continental.
Atlético chega com perigo
Aos seis minutos do primeiro tempo, Scarpa roubou bola na entrada da área, fintou a marcação e chutou rumo ao gol de Cássio, mas a defesa do Cruzeiro travou a finalização para escanteio.
Atlético marca, mas gol é anulado
Logo na cobrança de escanteio, aos 7’, depois de um chute de Arana e um bate-rebate na área de Cássio, Cadu marcou para o Atlético, mas o gol foi anulado por impedimento do atacante.
Cruzeiro também chega com perigo
Aos dez minutos da etapa inicial, Matheus Pereira achou Barreal na esquerda. O argentino se desvencilhou da marcação atleticana e chutou com perigo, passando perto do gol de Everson.
Barreal volta a assustar
Depois de uma jogada individual de Lautaro Díaz, Barreal recebeu passe do compatriota e chutou novamente cruzado, com perigo, mas a bola saiu ao lado do gol de Everson. Lance aconteceu aos 24’ do primeiro tempo.
Matheus Pereira finaliza para fora
Aos 27’ da etapa inicial, Saravia perdeu a bola na lateral, Barreal roubou e passou para Matheus Pereira. O camisa 10 do Cruzeiro dominou e bateu para fora.
Cássio faz defesaça em chute de Scarpa
Aos 37’ do primeiro tempo, Paulinho recebeu no lado direito de ataque e, em um toque, deixou Scarpa livre para bater de chapa no canto. A bola foi no cantinho, mas Cássio evitou o gol do Atlético.
Torcida do Cruzeiro pede Dinenno
Antes do fim do primeiro tempo, aos 42’, a torcida do Cruzeiro pediu a entrada de Juan Ignacio Dinenno. Kaio Jorge, além de amarelado, não conseguiu incomodar a defesa atleticana na etapa inicial.
Cássio trabalha em chute de Arana
Depois de uma nova movimentação de Paulinho, Arana saiu livre no lado esquerdo e chutou forte para defesa de Cássio, que jogou para escanteio aos 43’ do primeiro tempo.
William evita gol do Atlético
No último lance do primeiro tempo, já aos 45’, Scarpa lançou Paulinho de direita. O atacante ganhou na velocidade e encobriu Cássio, mas, quando a bola parecia entrar no gol, William cortou de cabeça.
Estreia de Deyverson pelo Atlético
Aos 14’ do segundo tempo, Deyverson foi acionado pelo técnico Gabriel Milito e estreou pelo Atlético. O novo camisa 9 do Galo entrou na vaga do jovem Cadu, já amarelado e sem ter feito uma atuação de destaque.
Cruzeiro acerta a trave
Aos 42 minutos do segundo tempo, Arthur Gomes recebeu passe de Matheus Pereira em profundidade e bateu para o gol. A bola desviou em Saravia e acertou a trave de Everson na chance mais clara da etapa final.
Cruzeiro 0x0 Atlético
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo, Villalba (Marlon) e Kaiki; Walace (Lucas Romero), Matheus Henrique, Barreal (Vitinho) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Arthur Gomes) e Kaio Jorge (Dinenno). Técnico: Fernando Seabra.
Banco de reservas: Anderson; Jonathan Jesus, Japa, Ramiro, Lucas Silva, Mateus Vital e Rafa Silva.
Atlético
Everson; Saravia, Battaglia, Junior Alonso e Arana; Otávio, Fausto Vera, Alan Franco (Zaracho) e Gustavo Scarpa (Rubens); Paulinho (Bernard) e Cadu (Deyverson). Técnico: Gabriel Milito.
Banco de reservas: Matheus Mendes; Lyanco, Bruno Fuchs, Igor Rabello, Mariano, Igor Gomes, Paulo Vitor e Palacios.
Gols:
Cartões amarelos: Kaio Jorge, Barreal e Matheus Henrique (Cruzeiro); Cadu (Atlético)
- Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Data e horário: 10 de agosto de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Raphael Claus (CBF/SP)
- Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (CBF/SP) e Evandro de Melo Lima (CBF/SP)
- VAR: Wagner Reway (CBF/ES)
- Público: 61.583 pessoas
- Renda: R$ 4.819.479,00