Ouvindo...

Fortaleza e São Paulo se enfrentam em confronto direto pelo G4 do Brasileiro

Partida será neste sábado (27), às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense, abrindo o returno

Zubeldía em treino do São Paulo, ele retorna ao banco após cumprir suspensão

Na disputa direta pelo G4 da Série A do Brasileiro, Fortaleza e São Paulo se enfrentam neste sábado (27), às 21h30 (de Brasília), na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo vale pela 20ª rodada, na abertura do returno.

O Fortaleza está na quarta colocação, com 33 pontos, enquanto o São Paulo é o sexto, com 32. Os cearenses têm um jogo a menos, 18, confronto adiado contra o Inter por causa do calendário dos gaúchos na Copa Sul-Americana. Os quatro primeiros ao fim do Brasileirão têm vaga garantida na fase de grupos da Libertadores de 2025.

A partida tem um ingrediente a mais: será a primeira vez que o técnico argentino Luís Zubeldía enfrentará o Fortaleza pelo São Paulo. Em outubro de 2023, ele era o treinador da LDU de Quito-EQU na vitória sobre o Leão do compatriota Juan Pablo Vojvoda na final da Copa Sul-Americana, nas cobranças de pênaltis, em jogo realizado em Maldonado, no Uruguai.

Na abertura do Brasileirão, o Fortaleza venceu o São Paulo, ainda com Thiago Carpini como treinador, por 2 a 1, no Morumbis, em uma das duas vitórias do clube fora de casa no primeiro turno. A outra foi também um 2 a 1, frente ao Flamengo, no Maracanã.

O time cearense está invicto no Castelão nesta Série A, são seis vitórias e três empates. Já o Tricolor Paulista tem a quarta melhor campanha como visitante, com três vitórias, três empates e três derrotas.

Os times

Vojvoda terá o retorno de Breno Lopes para enfrentar o São Paulo. O atacante cumpriu suspensão no empate por 1 a 1 contra o Criciúma, na quarta-feira (24). Contratado do Palmeiras por empréstimo, o jogador tem sido um dos destaques na arrancada que levou o Leão à quarta colocação do Brasileirão. São cinco jogos sem perder.

Outro retorno importante é o do volante Hércules, que também estava suspenso em Santa Catarina. O zagueiro Kuscevic, a terceira baixa por causa de cartões no meio da semana, deve ficar como opção no banco de reservas.

O volante Rossetto e o meia Pochettino, que ficaram no banco em Criciúma, poupados após avaliação dos fisiologistas, vão reaparecer entre os titulares.

São duas baixas no departamento médico: o volante Martinez, ex-América, está em transição após lesão no joelho, mas ainda não deve ser relacionado. Já o meia Calebe, ex-Atlético, passa por um fortalecimento muscular.

O confronto direto pelo G4 com o Fortaleza é o último antes de o São Paulo mergulhar nas decisões de mata-mata das Copa Libertadores e do Brasil.

Com esse cenário, o confronto com o Fortaleza ganha importância no desejo do time fazer o máximo de pontuação antes de ter que dividir atenções com outras competições.

Para esta partida, no entanto, o São Paulo não tem o principal nome ofensivo da equipe. Suspenso pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Lucas está fora do confronto. Os principais cotados para a vaga são Wellington Rato e Erick.

Além disso, o técnico Luis Zubeldía, que volta após suspensão automática, pode poupar outros jogadores a depender do nível de desgaste apresentado. O São Paulo ainda continua com as baixas dos volantes Pablo Maia e Alisson em recuperação de cirurgia.

Fortaleza x São Paulo

Fortaleza

João Ricardo; Tinga, Brítez, Tomás Cardona e Felipe Jonatan; Rossetto, Hércules e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

São Paulo

Rafael; Igor Vinicius (Rafinha), Arboleda, Alan Franco e Welington; Luiz Gustavo, Bobadilla; Wellington Rato (Erick), Luciano, Calleri (André Silva) e Ferreira. Técnico: Luis Zubeldía

Motivo: 20ª rodada da Série A do Brasileiro
Data e horário: 27 de julho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza

Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (Fifa-RJ) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa-MG)
Transmissão: TV Globo e Premiere

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.
Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.