Ouvindo...

Cruzeiro dá show, goleia líder Botafogo e se consolida no bloco de cima do Brasileiro

Quando foi agredido, Cruzeiro contou com atuação destacada de Cássio, autor de ao menos quatro defesas importantes

O Cruzeiro fez uma de suas melhores partidas no Campeonato Brasileiro, goleou o líder Botafogo por 3 a 0, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e se manteve na cola do G4. Os lindos gols celestes foram marcados por William, Lautaro Díaz e Álvaro Barreal. Esse último foi uma pintura: chute de trivela, de primeira, no ângulo do goleiro botafoguense, após cruzamento de Matheus Pereira.

Com o resultado, o time celeste chega aos 35 pontos e permanece na quinta colocação. A vitória do Fortaleza em cima do São Paulo impediu que o time celeste voltasse ao G4. O Leão do Pici, quarto colocado, tem 36 pontos. O Tricolor Paulista, na sexta colocação, tem 32.

A próxima partida do Cruzeiro será contra o próprio Fortaleza, rival direto na competição. O jogo está marcado para o dia 5 de agosto (segunda-feira), às 21h (de Brasília), em Cariacica, no Espírito Santo. O mando de campo foi vendido ainda pela gestão de Ronaldo na SAF.

Já o Botafogo enfrenta o Bahia nesta terça-feira (30), às 21h30 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

O jogo

O Cruzeiro fez um “primeiro tempo de manual”, digno do que o torcedor cruzeirense tem chamado de “Seabrismo”. O time do técnico Fernando Seabra envolveu o Botafogo com passes rápidos e contra-ataques fulminantes, explicando o termo criado para caracterizar o estilo de jogo da equipe estrelada.

Apesar do bom volume cruzeirense, a partida não foi fácil. O Botafogo não é o líder do Campeonato Brasileiro atoa, criou muitas chances, não se escondeu mesmo em desvantagem, mas parou nas mãos do goleiro Cássio. O camisa 1 celeste fechou o gol e no primeiro tempo fez três defesas milagrosas.

A etapa inicial foi bem equilibrada, o que ficou evidenciado pelos números do jogo. Foram 9 finalizações do Botafogo e oito do Cruzeiro. A posse de bola ficou igualmente distribuída, com 50% para cada lado. Nas faltas, seis para cada lado.

Em relação aos desarmes, o Botafogo registrou 5 no primeiro tempo, com seis do Cruzeiro. Nos escanteios, o time mandante teve seis, enquanto o time mineiro apenas um.

Noite do goleiro Cássio

A vitória expressiva do Cruzeiro também teve papel fundamental do goleiro Cássio, que fez excelente partida. Foram ao menos quatro defesas espetaculares.

  • Aos 30 minutos, o primeiro milagre de Cássio na meta cruzeirense. O goleiro defendeu chute perigoso de Igor Jesus.
  • Aos 35 minutos, Cássio fez outra excelente defesa, salvando o Cruzeiro, após chute de Savarino.
  • Aos 49 minutos, quase na última virada do cronômetro no primeiro tempo, Cássio fez um milagre, após cabeçada à queima-roupa de Igor Jesus.

No segundo tempo o goleiro também mostrou muita segurança.

  • Aos 47 minutos do segundo tempo, na última volta do relógio, o “Gigante” fez uma defesa excepcional, garantindo a goleada azul no Rio de Janeiro.

Segundo tempo

O segundo tempo seguiu movimentado. Fernando Seabra e Artur Jorge fizeram várias trocas para dar mais gás às suas equipes.

O Botafogo seguiu com sua estratégia de buscar o ataque, mas o Cruzeiro soube controlar bem o jogo.

Em um lance de pura magia, Barreal fez um golaço, de trivela, após acertar a bola de primeira, após cruzamento de Matheus Pereira.

Primeiro gol com a camisa estrelada

O argentino Lautaro Díaz marcou pela primeira vez em seu quarto jogo pelo Cruzeiro, o segundo como titular. Antes, o camisa 26 havia jogado contra o Bragantino, Palmeiras, Juventude e agora o Botafogo.

Cronologia do jogo

Aos 12 minutos do primeiro tempo, após jogada trabalhada de pé em pé, Marlon cruzou para a área. William dominou no peito, chutou, mas a bola bateu na defesa. No rebote, o lateral-direito celeste chutou novamente, a bola desviou em Lucas Halter, e foi parar no fundo do gol: 0 a 1.

Aos 36 minutos do primeiro tempo, Matheus Henrique puxou rápido contra-ataque. Na área, Matheus Pereira tentou o cruzamento, foi derrubado, mas se esforçou para dar o passe. Lautaro Díaz recebeu a bola, ajeitou e fuzilou o gol de John: 0 a 2.

Aos 31 minutos do segundo tempo, o Botafogo errou na saída de bola, o ataque do Cruzeiro foi rápido e a bola chegou aos pés de Matheus Pereira. O camisa 10 celeste cruzou na medida para para Barreal, que fez um golaço no Nilton Santos: 0 a 3.

Botafogo 0 X 3 Cruzeiro

Botafogo

John; Damian Suarez (Kauê), Lucas Halter (Allan), Bastos e Marçal (Hugo); Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Gregore), Oscar Romero (Luiz Henrique); Savarino, Tiquinho Soares e Igor Jesus. Técnico: Artur Jorge.

Cruzeiro

Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero (Wallace), Matheus Henrique (Lucas Silva), Álvaro Barreal (Ramiro) e Matheus Pereira; Lautaro Díaz (Dinenno) e Kaio Jorge (Arthur Gomes). Técnico: Fernando Seabra

Gols: William (12' 1ºT), Lautaro Díaz (36' 1ºT), Barreal (31' 2ºT)
Cartão amarelo: Marçal, Allan (BOT); William, Matheus Henrique, Cássio (CRU)

Cartão vermelho: não houve

Público presente: 19.349

Público pagante: 16.969

Renda: R$ 1.085.780,00

Motivo: 20ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de julho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (CBF/GO)
Assistentes: Bruno Boschillia (FIFA/PR) e Leone Carvalho Rocha (CBF/GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (CBF/SC)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Guilherme Piu é jornalista esportivo com experiência multiplataforma: digital, revista, rádio e TV. Tem dois livros publicados e foi premiado em festivais de cinema no Brasil e no exterior, dentre eles o Cinefoot. Cobriu grandes eventos, como Copa do Mundo, Olimpíada, Copa América e torneios de futebol. Passou por Hoje em Dia, Uol e Revista Placar.
Leia mais