Enquanto o fantasma da Série B assombra, a meta de
O Tricolor gaúcho amarga uma sequência extremamente negativa. Treinado por Renato Portaluppi, o time tem apenas três vitórias no Brasileirão, sendo a última no dia 30 de junho, contra o lanterna Fluminense, por 1 a 0. De lá para cá, são três derrotas e um empate em quatro partidas.
O Leão, por sua vez, voltou a ligar o sinal de alerta em virtude do mau desempenho nos dois últimos jogos. Apesar de ainda estar fora do Z4, o time comandado por Thiago Carpini foi completamente dominado pelo Fortaleza na última rodada, e não jogou bem contra o Botafogo na partida anterior. Resultados: derrotas por 3 a 1 e 1 a 0, respectivamente.
Vale ressaltar que não há possibilidade de o Grêmio deixar a degola neste domingo, mesmo que vença. Isso porque a distância para o Rubro-Negro baiano, 16º colocado, é de quatro pontos.
O Vitória, por outro lado, quer evitar a entrada na zona. Para isso acontecer, há duas possibilidades: derrota para os gaúchos e empate ou vitória do Corinthians sobre o Bahia, ou empate com os gaúchos e vitória do Corinthians sobre o Bahia.
Grêmio longe da Arena
O jogo contra o Vitória marca mais um do Imortal longe de sua casa. A Arena do Grêmio não recebe seu dono desde o dia 20 de abril, em virtude das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, Renato Gaúcho fez uma cobrança à administração do estádio.
“O clube está fazendo a parte dele. A Arena precisa se mexer. Essa que é a realidade. Arena precisa se mexer. Ter um pouquinho mais de boa vontade. Coisa que, infelizmente, pelo que eu tenho visto, não está tendo. E isso dificulta bastante. A gente tem uma sequência de jogos, a gente precisa da nossa casa, a gente precisa da nossa Arena, a gente precisa do calor do nosso torcedor próximo da gente”, cobrou o treinador.
Desfalques e retornos
O Grêmio não terá à disposição o atacante Nathan Fernandes, suspenso por causa do terceiro cartão amarelo. Por outro lado, o zagueiro Kannemann volta após cumprir suspensão. O zagueiro Jemerson e o volante Edenílson, entregues ao departamento médico, são dúvidas, mas podem retornar.
Do lado do Vitória, o principal desfalque é o volante Luan, com três cartões amarelos. Em contrapartida, o meia Matheusinho, que não jogou contra o Fortaleza por conta de uma virose, deve ficar à disposição de Thiago Carpini.
Grêmio x Vitória
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Geromel, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Villasanti e Pepê (Edenilson); Soteldo, Galdino e Pavon. Técnico: Renato Portaluppi.
Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira, Léo Naldi e Matheusinho; Osvaldo, Alerrandro e Everaldo. Técnico: Thiago Carpini.
Motivo: 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 21 de julho de 2024 (domingo), às 11h (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Lucas Costa Modesto (DF)
Árbitro de vídeo: Márcio Henrique de Gois (SP)
Transmissão
Premiere.