O Fortaleza não deu brecha e goleou o Vitória nesta quarta-feira (17), por 3 a 1. O jogo, válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, foi disputado na Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Dominante do início ao fim, o Leão do Pici consolidou a evolução que vem demonstrando nos últimos jogos. Agora, são três vitórias consecutivas na competição.
A sequência eleva o patamar do time cearense e o coloca de vez na briga pela Libertadores. Com 29 pontos conquistados em 17 jogos, o Tricolor ocupa a sétima colocação. O São Paulo, que é o quarto colocado, tem 30 pontos.
Para o Vitória, o jogo desta quarta tem de servir para intensificar o sinal de alerta. Além de ocupar a 16ª colocação, com 15 pontos, o Leão demonstrou uma queda brusca de desempenho em relação às últimas apresentações.
Desde a chegada do técnico Thiago Carpini, esse foi o pior jogo do Rubro-Negro baiano.
Próximos jogos
O Fortaleza volta a campo no próximo domingo (21), às 18h30 (de Brasília). O adversário da vez é o Atlético-GO, novamente na Arena Castelão.
O Vitória, por sua vez, terá pela frente o Grêmio, também no domingo, mas às 11h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS). Os dois jogos valerão pela 18ª rodada do Brasileirão.
Relato da partida
Pênalti anulado!
Aos 9 minutos, o árbitro apitou pênalti para o Fortaleza. Após a finalização de Tinga, a bola explodiu no braço de Wagner Leonardo, zagueiro do Vitória, dentro da área. A mão do jogador do Leão, no entanto, estava colada ao corpo e, após consulta ao VAR, a infração foi anulada.
Fortaleza abre o placar
O Fortaleza abriu o placar aos 24 minutos da etapa inicial. Em falta cobrada do lado direito da área, Breno Lopes chutou direto para o gol, a bola quicou e morreu no fundo das redes.
Pochettino amplia
Pochettino ampliou para os donos da casa aos 38. Brenno Lopes invadiu a área pela esquerda e chutou direto na trave. Na sobra, cruzou na medida para o argentino cabecear para o gol.
João Ricardo faz boa defesa
O único lance de perigo do Vitória no primeiro tempo veio aos 41. Janderson recebeu de Alerrandro pela direita, invadiu a área e chutou cruzado para boa defesa de João Ricardo.
Mais um do Fortaleza
Apesar da tentativa do Vitória de pressionar na volta do intervalo, o Fortaleza não se abalou e chegou ao terceiro gol aos 9 minutos da etapa final. Após falta cobrada na segunda trave, Felipe Jonathan cabeceou para o meio da área e Tinga, sozinho, mandou para dentro.
Zé Hugo diminui
O Vitória fez seu “gol de honra” aos 44 minutos da etapa final. PK recebeu a bola pela esquerda, fez bom cruzamento e Zé Hugo fechou sozinho na pequena área para diminuir o placar para 3 a 1.
Fortaleza 3 x 1 Vitória
Fortaleza
João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Felipe Jonathan; Matheus Rosseto (Pedro Augusto), Hércules (Lucas Sasha) e Pochettino (Machuca); Yago Pikachu (Marinho), Breno Lopes e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Vitória
Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Bruno Uvini, Wagner Leonardo e Lucas Esteves (PK); Willian Oliveira, Luan Santos (Léo Naldi) e Jean Mota (Daniel Júnior); Everaldo (Osvaldo), Janderson e Alerrandro (Zé Hugo). Técnico: Thiago Carpini.
Gols
Breno Lopes (24min1ºT), Pochettino (38min1ºT) e Tinga (9min2ºT), para o Fortaleza
Zé Hugo (44min2ºT), para o Vitória
Cartões amarelos
Hércules, Brítez e Lucero (Fortaleza); Luan e Janderson (Vitória)
Público: 24.099 pagantes
Renda: R$ 318.838,00
Motivo: 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data: 17 de julho de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa-RS)
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel (RS) e Luis Carlos de Franca Costa (RN)
Árbitro de vídeo: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)