Ouvindo...

Na estreia de Ramón Díaz, Corinthians vira sobre Criciúma e fica mais perto de deixar Z4

Equipe alviengra consegue reação no início do segundo tempo e vence por 2 a 1

Romero comemora primeiro gol do Corinthians sobre Criciúma

Esteve longe de ser um primor de jogo. Mas, em termos de resultado, o Corinthians fez o que precisava para reagir na estreia do técnico Ramón Díaz nesta terça-feira (16), na Neo Química Arena, em São Paulo. Depois de tomar um susto, a equipe alvinegra virou o placar no segundo tempo e bateu o Criciúma por 2 a 1 no confronto direto na luta contra o rebaixamento, válido pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Claudinho abriu o marcador da partida para o Tigre. Depois, Romero e Cacá garantiram o triunfo dos mandantes, que sofreram até os minutos finais para segurar o resultado e viram o goleiro estreante Hugo Souza fazer três grandes defesas.

Com o resultado, o Corinthians ainda segue na zona de rebaixamento, ocupando o 17º lugar, com 15 pontos. Agora, a equipe seca o Vitória, que tem mesma pontuação e visita o Fortaleza nesta quarta-feira (17).

O time alvinegro, contudo, só pode deixar a zona de queda na próxima rodada. Isso porque o rival baiano tem uma vitória a mais (4 x 3).

O Criciúma, por sua vez, ocupa o 14º lugar, com 17 pontos, e ainda respira por ter disputado dois jogos a menos do que a maioria dos rivais.

Próximas partidas

O Corinthians volta a campo no próximo domingo (21), às 16h (de Brasília). A equipe enfrenta o Bahia, na Arena Fonte Nova. Também pelo Brasileirão, o Criciúma encara o Flamengo, no Maracanã, neste sábado (20), às 16h (de Brasília).

Leia também

O jogo

Escalado com os reforços do goleiro Hugo Souza e o volante Alex Santana, o Corinthians iniciou a partida com o controle da bola. Mas, era uma equipe inofensiva no ataque, sendo incapaz de criar uma chance clara, e ainda encontrando dificuldade para se desfazer da marcação rival.

Hugo Souza aparece

Foi do Criciúma, com isso, a primeira grande chance do jogo. O Tigre trocou passes em velocidade e deixou o volante Barreto cara a cara com Hugo Souza, que fez grande defesa, aos 13 minutos.

Corinthians melhora...

Depois do susto, o Corinthians continuou com dificuldades ofensivas. Havia espaço de sobra entre as linhas de meio-campo e ataque. Havia também pouca criatividade, mas soluções individuais fizeram o time crescer na partida.

O time alvinegro rompeu o cenário adverso em uma jogada individual de Romero, que deixou Yuri Alberto na cara do gol. O atacante, contudo, finalizou em cima de Gustavo, aos 23.

Dez minutos depois, o Corinthians encontrou outra alternativa para superar a limitação técnica. O lateral Hugo resolveu arriscar de muito longe, viu a bola desviar na defesa e quase trair o arqueiro.

... mas Criciúma sai na frente

Do outro lado, os visitantes resolveram arriscar do mesmo expediente. Aos 41, o lateral Claudinho mandou um chute rasteiro. A bola desviou em Cacá e tirou as chances de defesa de Hugo Souza. O Criciúma abria o placar.

Ainda mais pressionado, o Timão tentou o último golpe em um escanteio fechado cobrado pelo meia Garro. Gustavo, no entanto, defendeu.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, o Criciúma voltou com a mesma proposta. Disposto a sair rápido para o contra-ataque, a equipe criou duas chances em sequência, logo aos dois minutos.

Primeiro, Arthur Caíke arriscou de longe e viu Hugo Souza mandar para escanteio. Na cobrança da bola parada, Wilker Ángel obrigou o goleiro estreante a fazer a terceira grande defesa no jogo.

Romero empata

O cenário da partida era muito adverso, o Corinthians conseguiu empatar o jogo, aos oito minutos. O Hugo cruzou com perfeição para Romero, que empurrou para as redes e encerrou o jejum de 16 jogos sem marcar.

Corinthians vira

O time alvinegro pegou o embalo na partida quando o meia Igor Coronado, recém-acionado do banco de reservas, protagonizou mais um cruzamento certeiro e deixou Cacá em condições de desviar de cabeça para fazer o gol da virada, aos 16.

Depois, a partida reduziu em ritmo. O Corinthians trabalhou a todo instante para segurar o resultado e viu o rival causar sustos até o fim.

Corinthians 2 x 1 Criciúma

Corinthians

Hugo Souza; Matheuzinho, Gustavo Henrique (Félix Torres), Cacá e Hugo; Raniele, Alex Santana e Rodrigo Garro (Ryan); Romero (Fagner), Wesley (Igor Coronado) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz

Criciúma

Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Trauco); Newton, Barreto, Fellipe Mateus (Bolasie) e Matheusinho (Allano); Eder (Ronald) e Arthur Caíke (Felipe Vizeu). Técnico: Claudio Tencati

Gols
Romero (8min2ºT), Cacá (16min2ºT), do Corinthians
Claudinho (41min1ºT), do Criciúma

Cartões amarelos
Raniele (Corinthians);

Público: 43.241 pessoas
Renda: R$ 2.694.764,50

Motivo: 17ª rodada da Série A do Campeonato Braisleiro
Data e horário: 17 de julho de 2024, às 21h (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
Auxiliares: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Árbitro de vídeo: Diego Pombo Lopez-FIFA (BA)


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.