Ouvindo...

São Paulo vence Bahia, volta ao G6 do Brasileirão e mantém tabu contra Rogério Ceni

Tricolor Paulista aplica 3 a 1 em domingo inspirado do ataque; ídolo, Ceni chega a dez jogos sem vencer equipe como técnico

Luciano e Ferreira comandam ataque do São Paulo contra Bahia

Preciso no ataque e com o Morumbis pulsando, o São Paulo bateu o Bahia por 3 a 1 neste domingo (30), pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista contou com uma tarde inspirada dos homens de frente Ferreira e Luciano para voltar ao G6 da competição e frustrar os planos do rival de chegar à liderança.

Ferreira e Luciano, cada um, marcou um gol e deu uma assistência. Além deles, o argentino Calleri balançou as redes, em um confronto que mostrou o poder de definição dos donos da casa diante de um rival que gosta de ter a posse de bola. Do lado do Tricolor de Aço, o lateral Gilberto foi quem descontou.

Com o resultado, o São Paulo subiu para a quinta posição, com 21 pontos, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Cruzeiro, que encara o Flamengo.

Já o Bahia, do técnico Rogério Ceni - que chega a dez jogos sem vencer como técnico o clube em que se consagrou, com oito derrotas e dois empates -, cai para a terceira posição, com os mesmos 24 pontos, e pode ser ultrapassado nesta segunda-feira (1) pelo Palmeiras, que enfrenta o Corinthians, no Allianz Parque.

Próximas partidas

As duas equipes já voltam a jogar na próxima quarta-feira (3) pelo Brasileirão. O São Paulo visita ao Athletico, na Ligga Arena, às 21h30 (de Brasília), em Curitiba. O Bahia, por sua vez, recebe o Juventude, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O jogo

Em busca da liderança da Série A, o Bahia foi a campo disposto a manter o estilo de jogo de posse de bola. O primeiro tempo encerrou com os visitantes com 60% do controle da partida, mas com números ofensivos tímidos. Foram, por exemplo, três finalizações contra sete do São Paulo.

São Paulo mais incisivo

O Tricolor Paulista, notoriamente, era mais perigoso. Com Lucas e Ferreira pelas pontas, a saída para o ataque era mais rápida e vertical.

Dois gols em dois minutos

Com maior poder de definição, o São Paulo partiu para ganhar a partida em um intervalo de apenas três minutos. Aos 29, Igor Vinícius cruzou à meia altura para Calleri chutar de primeira e balançar as redes.

Pouco depois, aos 31, foi a vez de Luciano dar uma assistência na medida para Ferreira chutar na saída de Marcos Felipe. O lance ainda precisou da validação do VAR para o Morumbis explodir com a vantagem no placar.

Momentos de tensão

O primeiro tempo do São Paulo só teve situações pontuais de desconfiança por conta da insegurança apresentada por Jandrei.

O goleiro, que havia falhado na rodada anterior, hesitava com o jogo nos pés, arriscando passes imprecisos. Ele ainda protagonizou uma saída errada da meta em que bola quase ficava de graça para o rival.

Segundo tempo com gol relâmpago

Na volta do intervalo, o Bahia aqueceu o jogo na tarde fria de São Paulo. Logo aos três minutos, o time de Salvador trocou bons passes, que terminaram na finalização de Everaldo. Jandrei fez boa defesa, mas Gilberto aproveitou o rebote para marcar o primeiro gol da equipe.

Bahia assusta

Depois do gol, o São Paulo mostrou imprecisão nos passes e não conseguia repetir o poder de fogo do primeiro tempo. Do outro lado, o volume de troca de passes do Bahia começava a se transformar em chances de gol. Aos 9, o atacante Everaldo finalizou de cabeça com muito perigo.

São Paulo responde

Quando voltou a se achar em campo, o São Paulo quase balançou as redes novamente com um cruzamento certeiro de Ferreira para Calleri cabecear para fora.

Luciano amplia

Aos 19, Ferreira apareceu novamente para definir. O atacante se livrou de três e deixou a bola livre para Luciano finalizar, marcando o terceiro gol.

Tinha espaço para mais

O São Paulo ainda poderia ter feito mais na partida com Calleri. O centroavante teve um gol anulado pelo VAR, que apontou um impedimento muito ajustado. Depois, o argentino ainda acertou a trave.

Poderia até ser uma goleada, mas, no fim das contas, o Tricolor Paulista mostrou que está de volta à disputa do Brasileirão de qualquer jeito.

São Paulo 3 x 1 Bahia

São Paulo

Jandrei; Igor Vinícius (Diego Costa), Arboleda, Alan Franco e Welington (Patryck); Luiz Gustavo e Alisson; Lucas (Juan), Luciano (Wellington Rato) e Ferreira (Michel Araujo); Calleri. Técnico: Maxi Cuberas (Zubledía suspenso)

Bahia

Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas (Biel), Everton Ribeiro (Carlos de Pena) e Cauly (Ademir); Thaciano e Everaldo (Estupiñán). Técnico: Rogério Ceni.

Gols
Calleri (29min1ºT), Ferreira (31min1ºT), Luciano (19min2ºT), do São Paulo
Gilberto (3min2ºT), do Bahia

Cartões amarelos
Ferreira, Alisson, Luiz Gustavo (São Paulo); Kanu (Bahia)

Público: 49.07 pessoas
Renda: R$ 2.897.611,00

Motivo: 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 30 de junho de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do Morumbis, em São Paulo (SP)

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Renan Aguiar da Costa (CE) e José Moracy de Sousa e Silva (CE)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá-FIFA (RJ)

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.