Ouvindo...

Times

Flamengo x Grêmio: Tite desafia série de Renato Gaúcho em duelo particular

Em partes distintas da tabela do Brasileirão, Rubro-Negro e Tricolor se enfrentam nesta quinta (13), no Maracanã

Flamengo e Grêmio entram em campo nesta quinta (13), no Maracanã, com objetivos distintos no Brasileirão. O time carioca precisa de uma vitória para voltar à liderança, enquanto o Tricolor, com jogos a menos do que os rivais, quer se distanciar da zona de rebaixamento. Nas áreas técnicas, Tite e Renato Portaluppi, conhecidos das duas torcidas, fazem um duelo particular.

A bola rola às 20h (de Brasília). O portal Itatiaia Esporte traz a narração em tempo real de todos os jogos do Brasileirão. Resultados, classificação e artilharia são atualizados a cada gol.

Nome histórico do Grêmio como jogador e técnico, Renato conquistou uma série de títulos pelo Flamengo, nos anos 80 e 90, e voltou ao clube em 2021, quando foi vice da Libertadores.

Tite, por sua vez, despontou no cenário nacional no Tricolor, onde conquistou a Copa do Brasil de 2001 e, desde outubro no Ninho do Urubu, conquistou o primeiro título pelo Flamengo em 2024.

Leia também

Por diferentes clubes, os técnicos já se enfrentaram nove vezes - confira a lista abaixo. Tite leva vantagem, com quatro vitórias, mas não venceu Renato nos últimos quatro confrontos.

Vitórias de Renato Gaúcho sobre o Tite:

  • Grêmio 3x2 Flamengo, pelo Brasileirão de 2023
  • Grêmio 3x2 Corinthians, pela Copa do Brasil de 2013
  • Grêmio 1x0 Corinthians, pelo Brasileirão de 2013

Empates entre Renato Gaúcho e Tite

  • Corinthians (Tite) 0x0 Grêmio (Renato), pela Copa do Brasil de 2013
  • Athletico (Renato) 1x1 Corinthians (Tite), pelo Brasileirão de 2011

Vitórias de Tite sobre o Renato Gaúcho:

  • Corinthians 2x0 Grêmio, pelo Brasileirão de 2013
  • Grêmio 1x2 Corinthians, pelo Brasileirão de 2011
  • Fluminense 1x2 Internacional, pelo Brasileirão de 2008
  • Palmeiras 4x2 Vasco, pelo Brasileirão de 2006

Tite fará improvisações

Com cinco jogadores convocados (Arrascaeta, Viña, Varela, De La Cruz e Pulgar) e dois lesionados (Allan e Ayrton Lucas), o técnico Tite terá que fazer improvisações neste jogo.

Assim, Léo Pereira será deslocado para a lateral-esquerda, enquanto Léo Ortiz deve aparecer como volante. Garotos do Ninho, como Igor Jesus e Lorran, também terão oportunidades.

Grêmio sem o principal atacante

Em campo, o Tricolor segue com os desfalques de Villasanti e Soteldo, ambos com suas seleções de Paraguai e Venezuela, respectivamente.

No ataque, o time do técnico Renato Portaluppi sofreu uma baixa muito importante com a grave lesão muscular confirmada de Diego Costa. O jogador pode ficar de fora da equipe pelo período de dois meses. Em sua vaga, João Pedro Galvão e Galdino disputam posição.

Flamengo x Grêmio

Flamengo

Rossi, Wesley, Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Léo Ortiz, Igor Jesus e Lorran; Gerson, Everton Cebolinha e Pedro - Técnico: Tite

Grêmio

Marchesin (Rafael Cabral); João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Pepê, Dodi, Pavón (Edenilson), Cristaldo e Nathan Fernandes (Pavón); João Pedro Galvão (Galdino) Técnico: Renato Portaluppi

Motivo: Jogo da oitava da rodada do Campeonato Brasileiro
Data e hora: 13 de junho de 2024, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (Fifa/MG)

Transmissão: Premiere


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.
Gaúcha de Porto Alegre, Mauri Dorneles é formada em Jornalismo pela PUC-RS e trabalha como correspondente do portal Itatiaia Esporte no Sul do Brasil. Também cursou Cinema. Antes da Itatiaia, passou por Correio do Povo, Record RS, Rádio Grenal, RBS TV e Band.
Leia mais