Ouvindo...

Chuvas no RS: CBF cobra clubes após Governo Federal pedir paralisação do Brasileiro

Por meio do Ministério dos Esportes, Governo Federal solicitou paralisação do Campeonato Brasileiro

Bola da edição deste ano da Série A do Campeonato Brasileiro antes de jogo no Maracanã

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) cobrou oficialmente uma posição dos clubes em relação à paralisação do Campeonato Brasileiro. Por meio do Ministério do Esportes, o Governo Federal solicitou a suspensão do Brasileiro por conta dos impactos das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.

“Encaminhamos o presente ofício para os clubes filiados às Federações Estaduais e ao DF, para que se posicionem, de forma expressa e em caráter de urgência, sobre a paralisação recomendada pelo Ministério do Esporte”, diz trecho do ofício enviado pela CBF aos clubes.

O Governo Federal enviou nessa sexta-feira (10) o pedido à CBF para paralisar o Brasileiro. A solicitação é assinada pelo ministro André Fufuca (PP-MA) e foi endereçada ao presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que busca se reunir com os clubes para analisar o caso.

“Em atenção ao Estado de Calamidade Pública decretado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul (...) solicito que seja realizada a paralisação do Campeonato Brasileiro”, diz trecho do documento.

A CBF suspendeu, até 27 de maio, os jogos dos clubes gaúchos nos torneios nacionais do futebol masculino e feminino.

Chuvas no RS

Segundo divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul neste sábado, são 136 mortes, 125 desaparecidos, 756 feridos, 339.925 desalojados e 71.398 pessoas em abrigos.

As chuvas, que castigam o RS desde o fim de abril, afetaram 2.039.084 pessoas no estado. Ao todo, 445 dos 497 municípios gaúchos também foram impactados pelas chuvas de alguma maneira, seja com enchentes, falta de água potável, energia elétrica e afins.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Matheus Muratori é jornalista multimídia com experiência em muitas editorias, mas ama a área esportiva. Faz cobertura de futebol, basquete, vôlei, esportes americanos, olímpicos e e-sports. Tem experiência em jornal impresso, portais de notícias, blogs, redes sociais, vídeos e podcasts.