Em busca de um tricampeonato seguido inédito, o
A condição de forte candidato a uma nova conquista foi reforçada pela campanha do Palmeiras no Campeonato Paulista.
O time se sagrou tricampeão seguido da competição pela segunda vez na história. A primeira foi há exatos 90 anos, entre 1932 e 1934.
Para esta temporada, o Palmeiras contratou, até o momento, apenas cinco jogadores:
- Aníbal Moreno (volante)
- Bruno Rodrigues (atacante)
- Caio Paulista (lateral/atacante)
- Lázaro (atacante)
- Rômulo (meia)
Das novas peças, o maior destaque é o volante Aníbal Moreno, que virou titular absoluto ao mostrar eficiência na marcação e capacidade de surgir como surpresa no ataque. O argentino que corre o campo todo, inclusive, foi o autor do gol do título estadual sobre o Santos.
Aníbal Moreno, reforço de maior destaque do Palmeiras em 2024
Aníbal Moreno conseguiu espaço em uma equipe sólida, que preza pela continuidade do trabalho e tem no conjunto a principal virtude para concorrer a um novo título da Série A.
O atual elenco, por exemplo, tem o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, os laterais Marcos Rocha e Mayke, além do atacante Dudu, que somam 12 títulos no Palmeiras e estão no topo dos atletas com mais conquistas na história do clube.
A grande dúvida que paira sobre a equipe é com relação ao espaço deixado pelo atacante Endrick. Contratado pelo Real Madrid, o atleta sairá do Palmeiras em julho, quando completa 18 anos, em meio à disputa do Brasileirão.
Quem surge como esperança é o jovem Estêvão, de 16 anos, conhecido desde a infância no Cruzeiro como “Messinho”
Em paralelo, o clube está trabalhando nas recuperações dos atacantes Dudu e Bruno Rodrigues, que passaram por cirurgias no joelho direito e podem ser alternativas à função da maior revelação alviverde dos últimos anos.
Qual é a briga do Palmeiras na Série A em 2024?
Leonardo Bertozzi, comentarista da ESPN e do Star+
“A briga do Palmeiras, pela estrutura do clube, pelos últimos anos e pela longevidade de trabalho do Abel Ferreira, só pode ser pelo título. Estamos falando do atual campeão, do maior campeão brasileiro, do time que está muito acostumado a estar nessa situação. Eu faria uma ressalva ao fato de eles perderem o Endrick agora no meio do ano, e é óbvio que isso vai ser sentido. É um time que, talvez, não tenha o elenco mais forte, mas é um elenco homogêneo. Abel sabe como lidar com campeonato de pontos corridos. Enfim, o Palmeiras é um dos candidatos ao título.”
Camila Alves, setorista do Palmeiras no ge.globo
“O Palmeiras briga pelo título brasileiro, sonhando com um inédito tricampeonato consecutivo, mas terá um desafio no caminho: a saída de Endrick. O atacante de 17 anos foi fundamental na conquista da última Série A, vai ao Real Madrid no meio do ano e substituí-lo não será tarefa fácil. O Verdão fez poucas contratações, mantém o elenco enxuto e, ainda que não seja o melhor plantel na Série A, tem no comando de Abel Ferreira um técnico com cinco temporadas no clube e que a cada ano reforça sua capacidade de encontrar soluções e reinventar o próprio time.”
Eduardo Deconto, repórter da Trivela
“O Palmeiras é ‘vítima’ do próprio sucesso. Não deveria se exigir muito mais de um clube que acaba de ser bicampeão brasileiro - sem falar nos (muitos) títulos em temporadas anteriores com Abel Ferreira. Ano após ano, o clube entra para ser campeão em todas as competições. E em muitas delas, de fato acaba como campeão. A expectativa para o clube é brigar pelo título e na condição de favorito. Qualquer coisa abaixo disso seria uma grande decepção. E não poderia ser diferente para este Palmeiras que vive uma verdadeira dinastia e acaba de sobrar na conquista do terceiro título seguido no estadual mais difícil do país.”
Ficha do clube
Sociedade Esportiva Palmeiras
- Fundação: 26 de agosto de 1914
- Modelo de gestão: clube associativo
- Presidente: Leila Pereira
- Títulos da Série A: 12 (1960, 1967, 1967, 1969, 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018, 2022 e 2023)
- Campanha de 2023: campeão da Série A
- Estádio: Allianz Parque, em São Paulo
Elenco do Palmeiras
Goleiros
- Kaique
- Marcelo Lomba
- Mateus
- Weverton
Zagueiros
- Gustavo Gómez
- Luan
- Murilo
- Naves
Laterais
- Garcia (D)
- Marcos Rocha (D)
- Mayke (D)
- Caio Paulista (E)
- Piquerez (E)
- Vanderlan (E)
Meio-campistas
- Aníbal Moreno
- Fabinho
- Gabriel Menino
- John John
- Luis Guilherme
- Raphael Veiga
- Richard Ríos
- Rômulo
- Zé Rafael
Atacantes
- Breno Lopes
- Bruno Rodrigues
- Dudu
- Endrick
- Estêvão
- Lázaro
- López
- Rony