O Fortaleza encerrou um jejum de dez jogos sem vencer, nove deles pelo Brasileiro da Série A, ao bater o Red Bull Bragantino na noite desta quinta-feira (30), 2 a 1, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP). O jogo foi válido pela 36ª rodada e os donos da casa terminaram com nove em campo após duas expulsões.
Calebe e Yago Pikachu marcaram para o Fortaleza, e Eduardo Sasha fez para o Bragantino.
A derrota para o Bragantino acabou com a possibilidade de título. O time parou nos 59 pontos, na sexta posição, mas a sete pontos do líder Palmeiras, com seis a disputar nas duas rodadas finais.
Mas como o Athletico-PR só empatou com o Cruzeiro no Mineirão, os paulistas se garantiram na Copa Libertadores de 2024. Por enquanto a partir da fase preliminar, mas ainda com chance de chegar ao G4 e ir direto à fase de grupos.
O resultado eliminou o “fantasma” do rebaixamento para os cearenses, que chegaram aos 48 pontos, agora na 11ª colocação. Mas, mais do que isso, deixou encaminhada a classificação para a Copa Sul-Americana de 2024, objetivo do clube após recalcular rotas com a má fase na competição.
Mesmo se não somar mais pontos nas duas últimas rodadas, o Leão deve disputar no ano que vem o torneio do qual foi vice em 2023.