Um dos destaques do ano mágico do Botafogo, Luiz Henrique foi eleito, na madrugada desta terça-feira (31), o Rei da América em 2024. Campeão da Copa Libertadores e do Campeonato Brasileiro pelo Glorioso, o atacante da Seleção Brasileira recebeu mais de 50% dos votos na premiação promovida pelo jornal El País, do Uruguai.
Eleito o melhor jogador do continente na temporada, Luiz Henrique foi votado por 128 dos 244 jornalistas esportivos que participaram do pleito. O segundo colocado foi o meia-atacante venezuelano Jefferson Savarino, também do Botafogo, com 25 votos. O terceiro colocado foi o meia colombiano Juanfer Quintero, campeão da Copa Sul-Americana pelo Racing, com 17 votos.
Com a eleição de Luiz Henrique, o Brasil ampliou a sua hegemonia na premiação do El País recentemente. Isso porque, nos últimos oito anos da votação do Rei da América, cinco foram brasileiros. Antes do atacante do Botafogo, o vencedor havia sido o centroavante argentino Germán Cano, campeão continental pelo Fluminense.
Votos para Rei da América
- Luiz Henrique (Botafogo) - 128
- Jefferson Savarino (Botafogo) - 25
- Juanfer Quintero (Racing) - 17
- Thiago Almada (Botafogo) - 15
- Leo Fernández (Peñarol) e Lionel Messi (Inter Miami) - 14
- Igor Jesus (Botafogo) - 5
- Adrián Martínez (Racing), Estêvão (Palmeiras), Diego Gómez (Inter Miami) e Alex Arce (LDU) - 3
- Alexander Barboza (Botafogo) e Júnior Santos (Botafogo) - 2
- Hulk (Atlético), Gerson (Flamengo), Marlon Freitas (Botafogo), Paulinho (Atlético), Jhon Arias (Fluminense), Martín Cauteruccio (Sporting Cristal), Charles Aránguiz (Universidad de Chile), Claudio Aquino (Vélez Sarsfield), Henry Martín (América do México) e James Rodríguez (São Paulo) - 1