A ausência de um lateral-direito foi um dos problemas do Botafogo na pré-temporada e nos primeiros jogos do Campeonato Carioca, mas, desde a última quarta (7), Tiago Nunes passou a contar com Mateo Ponte. O uruguaio retornou do Pré-Olímpico e, com dois dias de treino, foi titular no clássico com o Flamengo. O camisa 4 teve boa atuação, e o treinador explicou o motivo do clube tê-lo liberado para o torneio pela Celeste.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no Whatsapp e receba as principais notícias do dia no seu celular
“A gente liberou o Mateo (para o Pré-Olímpico) porque acreditou que ele teria um aprendizado grande trabalhando com o Marcelo Bielsa e eles me encaminharam todos os treinamentos. Eu vi todos os dias o Mateo treinando. O que ele mostrou nos treinamentos, nos amistosos e nos jogos, me deu confiança de que ele poderia jogar, assim como as conversas que eu tive com o professor Marcelo Bielsa”, afirmou Tiago Nunes, antes de completar sobre o atleta de 20 anos.
“Depois, a bola não pergunta idade. Pergunta se você gosta dela, trata bem, joga jogos importantes e não sente pressão. O Mateo deixou claro que se sente à vontade nesse ambiente. Ele pode errar tecnicamente, taticamente, mas mentalmente estava muito forte. Existem jogadores que no dia a dia mostram que não estão preparados e por isso você precisa ter mais cuidado para lançar. O Mateo não”, concluiu.
Vale destacar que Mateo Ponte foi contratado após a campanha como titular do Sub-20 do Uruguai, campeão do Mundial da categoria em 2023. No segundo semestre do ano passado, contudo, o lateral-direito não teve espaço no Glorioso. Disputou apenas 66 minutos, em dois jogos, sob comando de Bruno Lage.
Na última temporada, Di Plácido atuou como titular na maior parte dos jogos, uma vez que Rafael se lesionou no início do Brasileirão e, atualmente, está em fase final de recuperação. Como o clube havia decidido não investir na permanência de Di Plácido, o Botafogo buscava um nome para a posição no mercado desde dezembro.
Advíncula, Fagner, Wilson Manafá, Matheuzinho... Não foram poucos os nomes consultados e pelos quais o Botafogo fez ofertas, mas, até a última semana, a diretoria não havia tido sucesso nas tratativas. Agora, o clube está prestes a anunciar Damián Suárez, que já se despediu do Getafe-ESP e desembarcou no Rio de Janeiro, como reforço.
O uruguaio, inclusive, foi ao Maracanã na última quarta (7) para assistir ao jogo entre Botafogo e Flamengo. Após a partida, Tiago Nunes também falou sobre a chegada do experiente lateral-direito, de 35 anos, e como ele pode agregar ao time e ao desenvolvimento do próprio Mateo Ponte.
“A gente precisa ter um processo contínuo de formação de jogadores. Quando você traz um jogador com essa bagagem, você não só agrega qualidade, mas ajuda na formação dos jovens. Eu falei mais cedo do Mateo Ponte, que é um jovem, e agora você tem um jogador da mesma nacionalidade com experiência na mesma posição que vai ajudar na formação dele. É um processo de continuidade, de formação. Você tem jogos que a pitada de experiência faz diferença. Você vai jogar um jogo na altitude, ou até um jogo mais duro de Brasileiro e quanto mais jogadores com bagagem você tiver, menor a chance de sofrer”, finalizou.
O elenco do Botafogo recebeu dois dias de folga e retorna aos trabalhos neste sábado (10), no Rio de Janeiro. A próxima partida do Glorioso será no dia 14, contra o Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca. O foco, contudo, já está na segunda fase preliminar da Libertadores, com confrontos nos dias 21 e 28 de fevereiro.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.