Lucas Fernandes está vivendo seus últimos dias como jogador do Botafogo. A diretoria não sinalizou, até este momento, o interesse em exercer a opção de compra do jogador. Portanto, ao término do empréstimo, em 31 de dezembro, o meia deve retornar ao Portimonense, de Portugal.
O valor da opção de compra é mantido em sigilo pelos clubes, mas é considerado alto e afasta o interesse do Botafogo na contratação definitiva do atleta de 26 anos, o qual não teve o desempenho esperado nesta temporada.
Lucas Fernandes foi contratado em abril de 2022, sendo um dos primeiros reforços contratados após o início da SAF, sob gestão de John Textor. No primeiro ano, com Luís Castor, o meia foi titular e nome importante na arrancada do Botafogo no segundo semestre.
Em 2023, contudo, a situação mudou. Lucas iniciou o ano entre os reservas e, com o tempo, os minutos foram ficando cada vez mais raros. A partir de agosto, o camisa 18 parou até de ser relacionado das partidas e esteve em recuperação de um problema físico.
Com as trocas no comando técnico do time, o meia não voltou mais a ser utilizado. No segundo turno do Brasileirão, por exemplo, esteve em campo apenas por oito minutos contra o Coritiba, na 36ª rodada, no Couto Pereira.