Mesmo com apenas 13 pontos conquistados no segundo turno da Série A do Campeonato Brasileiro, o Botafogo ainda depende só das próprias forças para conquistar o título. Por isso, o técnico Tiago Nunes chega com a missão de ter 100% de aproveitamento, ou seja, vencer os cinco jogos que restam.
Com cinco vitórias, a taça está garantida ao Glorioso. Isto porque o Botafogo é o único que pode atingir 75 pontos. O atual líder, Palmeiras, tem 62 e quatro jogos a disputar. Ou seja, o time paulista pode chegar aos 74 pontos vencendo todos, um a menos que o Botafogo.
Na fase final do primeiro turno, contra estes mesmos adversários, o Botafogo conquistou 11 dos 15 pontos disputados. Se mantiver esse aproveitamento, o Palmeiras só pode fazer oito em 12 pontos. Hoje, nos critérios de desempate, os paulistas possuem maior saldo de gols.
E conquistar cinco vitórias seguidas não é das missões mais impossíveis desse Botafogo no Campeonato Brasileiro. Para chegar à liderança isolada, a equipe conquistou essa sequência em duas oportunidades. Por isso, Nunes mostra acreditar no projeto e na taça.
“Duas razões básicas. A primeira é que eu acredito muito nesse projeto. O clube tem pessoas sérias envolvidas e um projeto de gestão que me identifico. Segundo, que a equipe é muito boa. Capaz. Eu tenho certeza que podemos buscar os resultados que todos almejam, que é ser campeão brasileiro”, disse no desembarque no Rio de Janeiro.
O Botafogo volta a campo no dia 23, diante do Fortaleza, às 19h (de Brasília), no Castelão, em partida atrasada da 29ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Se vencer, o Glorioso reassume a ponta da competição.
Confira, abaixo, a agenda do Botafogo na reta final do Campeonato Brasileiro:
12/11: Bragantino x Botafogo, no Nabi Abi Chedid, pela 34ª rodada
23/11: Fortaleza x Botafogo, no Castelão, pela 29ª rodada
26/11: Botafogo x Santos, no Nilton Santos, pela 35ª rodada
29/11: Coritiba x Botafogo, no Couto Pereira, pela 36ª rodada
3/12: Botafogo x Cruzeiro, no Nilton Santos, pela 37ª rodada*
6/12: Internacional x Botafogo, no Beira-Rio, pela 38ª rodada*
*As duas últimas rodadas ainda não tiveram as datas e horários detalhados pela CBF