O ex-jogador Schweinsteiger teceu críticas ao comando de Pep Guardiola em relação ao período em que permaneceu a frente do Bayern de Munique. Em entrevista à rede de rádio inglesa talkSPORT, o meio-campista fez referência as mudanças que o treinador promoveu no estilo de jogo do futebol alemão.
“Quando ele chegou ao país, todos eram da opinião de que tínhamos que jogar esse tipo de futebol focado em passes curtos, mas o que aconteceu no final foi que perdemos nossos valores. Acho que as outras nações sempre nos consideraram um time lutador que sempre ia até o fim. Acho que perdemos essa virtude nos últimos sete ou oito anos porque simplesmente a esquecemos. Estávamos apenas mais focados em passar a bola lindamente”, disse o jogador.
Schweinsteiger fez parte do elenco do Bayern por 13 anos, inclusive no período em que Guardiola era o técnico. Além disso, o meio-campista participou da última conquista da Copa do Mundo da Alemanha, em 2014, no Brasil. Nas duas edições seguintes, a Seleção Alemã foi eliminada de forma precoce ainda na fase de grupos do Mundial.
Pelo Bayern, Guardiola comandou 160 partidas, com 120 vitórias, 21 empates e 19 derrotas. De 2013 a 2016, período em que permaneceu a frente do clube, o treinador conquistou três Bundesligas, duas Copas da Alemanha, uma Supercopa da Europa e um Mundial de Clubes.
Em 2018, Hans-Peter Briegel, jogador da Seleção Alemã dos anos 70/80, também criticou Guardiola em entrevista ao jornal italiano La Reppublica.
“A culpa é dele (Guardiola). Ele nos enganou dizendo que para ganhar era necessário ter 75% de posse de bola. Mas não é. No futebol, o resultado é muito mais importante que o controle do jogo. Ter o controle da bola não é suficiente para ganhar. A França deu uma clara demonstração ao vencer a Copa do Mundo”, comentou Hans-Peter.
Franz Beckenbauer, em entrevista à Sky Sports, foi mais um a criticar Guardiola. Em 2014, o ex-jogador alemão disse que o Bayern deu um passo para trás desde que o comandante assumiu a equipe.