O Barcelona anunciou, nesta quarta-feira (16), que o ex-jogador Deco será o diretor esportivo do clube. O acordo oficializa o ex-atleta do time catalão na função diretiva por três temporadas. A chegada de Deco significa que Mateu Alemany, que exercia a função, deixará o clube.
“Deco estará no comando de organizar a filosofia do Barcelona e montar o time junto do treinador e seus auxiliares, se tornando o diretor da ala de futebol”, diz parte do comunicado no site do clube catalão.
Ainda conforme divulgado pelo Barcelona, Deco e Alamy trabalharão juntos até o final da atual janela de transferências. O período vai até o próximo dia 1º de setembro.
Anderson Luís de Souza, o Deco, nasceu em São Bernardo do Campo, mas ainda muito jovem se transferiu para Portugal. Ganhou destaque no FC Porto, clube que defendeu entre 1999 a 2004. Depois, se transferiu para o Barcelona, onde jogou de 2004 a 2008. Deco ainda defendeu Chelsea (2008-2010) e Fluminense (2010-2013).
O ex-meia se naturalizou português e defendeu a seleção europeia em duas Copas do Mundo (2006 e 2010) e uma Eurocopa (2008). Após se aposentar, em 2013, se tornou agente. Ele trabalhou com jogadores como Fabinho (ex-Liverpool, hoje no Al-Ittihad) e ajudou nas negociações para levar o atacante Raphinha para o próprio Barcelona.