Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Grêmio marca no fim e empata com Bahia pelas quartas da Copa do Brasil

Gaúchos perderam Luis Suárez no aquecimento, com dores, e atacante fez falta; Everaldo e Cuiabano marcaram em Salvador

Bahia e Grêmio se enfrentaram na noite desta terça-feira, em Salvador, pela Copa do Brasil

O gol de Everaldo, a um minuto do segundo tempo, parecia que garantiria a vitória ao Bahia. Mas só parecia. Aos 48 minutos, Cuiabano marcou, e garantiu o empate para o Grêmio no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, 1 a 1, na noite desta terça-feira (4) na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Na próxima quarta-feira (12), na Arena, em Porto Alegre, quem vencer estará na semifinal da Copa do Brasil. Se o jogo empatar novamente, por qualquer placar, a decisão da vaga será nos pênaltis.

O Grêmio havia tido uma péssima notícia antes mesmo de a boa rolar. Escalado entre os titulares, o atacante Luis Suárez sentiu dores e foi sacado do time, ficando no banco de reservas para a entrada de Vina. O problema no joelho que pode levar Luisito a ir a Barcelona se consultar com médico de confiança e, em caso extremo, encerrar a carreira aos 36 anos.

O primeiro tempo foi fraco tecnicamente. Os times arriscaram mais chutes de longa distância, e o Grêmio sentiu bastante a falta de Suárez, que no banco estava com cara de poucos amigos. Vina, para os visitantes, e Cauly, dos mandantes, deram trabalho aos goleiros.

Mas o meia do Bahia sentiu um desconforto muscular na coxa direita e foi substituído no intervalo por Lucas Mugni. Talvez Cauly nem tenha tido tempo de se acomodar na arquibancada a tempo de ver o gol de Everaldo, logo a um minuto da segunda etapa, em uma jogada rápida: Kayky acionou Ademir, que rolou para trás para a conclusão de Everaldo. Lei do Ex na Fonte Nova, já que o camisa 9 já atuou pelo Grêmio.

O gol fez o Bahia jogar como gosta: transição rápida. O Grêmio passou alguns maus bocados nos contra-ataques dos baianos, enquanto tentava se ajeitar ofensivamente, ainda sentindo a falta de sua estrela Luisito Suárez.

Renato Portaluppi abriu mão dos três zagueiros, sacando Kannemann por Ferreira, na tentativa de colocar mais pressão e pressionar a saída de bola do Bahia. E o gol saiu: Bitello tocou para Reinaldo, que cruzou para Cuiabano empatar, nos acréscimos. Para tristeza dos mais de 37 mil torcedores do Bahia que estiveram na Fonte Nova.

Próximos jogos

Antes do jogo da volta das quartas de final da Copa do Brasil, na quarta-feira (12,) às 19h (de Brasília), os dois times jogam no fim de semana pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O Grêmio recebe, em Porto Alegre, o Botafogo, às 18h30 (de Brasília), no próximo domingo (9). Já o Bahia visita o Cuiabá, no sábado (8), às 16h (de Brasília).

Bahia 1 x 1 Grêmio

Bahia

Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Gabriel Xavier e Chávez; Rezende, Acevedo e Cauly (Lucas Mugni); Ademir (Ryan), Kayky (Diego Rosa) e Everaldo (Everton). Técnico: Renato Paiva

Grêmio

Grando; João Pedro, Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann (Ferreira) e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Nathan), Cristaldo (Cuiabano) e Bitello; Vina (André). Técnico: Renato Portaluppi

Gols

Everaldo (1min2ºT) para o Bahia

Cuiabano (48min2ºT) para o Grêmio

Cartões amarelos

Chávez, Diego Rosa, Lucas Mugni, Kanu (Bahia); Villasanti (Grêmio)

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil

Data e horário: 4 de julho de 2023, às 21h (de Brasília)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA

Árbitro: Ramon Abatti Abel-SC

Auxiliares: Bruno Boschilia-PR e Marcelo Carvalho Van Gasse-SP

Árbitro de vídeo: Rodolpho Taski Marques-PR

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.