Participe do canal e receba as notícias do Bahia no WhatsApp

Bahia marca no fim e acaba com invencibilidade do Palmeiras no Brasileiro

Resultado de 1 a 0 encerra tabu de 35 anos dos baianos sem vencer os paulistas em casa; time de Abel Ferreira perde chance de ser líder

Bahia e Palmeiras se enfrentaram na noite desta quarta-feira

Sem contar com Weverton, Rony e Raphael Veiga, que defenderam a Seleção Brasileira nesta Data-Fifa de junho, o Palmeiras perdeu para o Bahia por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (21), na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 11ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O resultado evitou que o clube paulista assumisse a liderança, ultrapassando o Botafogo - que só joga nesta quinta-feira (22), visitando o Cuiabá.

O Palmeiras ficou nos 22 pontos, dois atrás dos cariocas, que têm 24, e perdeu a invencibilidade no Brasileirão - era o último que ainda não havia perdido. No domingo (25), o time de Abel Ferreira e o líder se enfrentam, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo.

O Bahia foi a 12 pontos, ocupando a 14ª colocação, e se afastando um pouco da zona do rebaixamento. O gol do time da casa foi de Thaciano, após ótima jogada, repleta de dribles, de Cauly. O Esquadrão quebrou um tabu de 25 anos: desde 1988 não ganhava dos paulistas em casa.

O jogo

Sem os selecionáveis, Abel Ferreira escalou Marcelo Lomba, Bruno Tabata e o garoto Endrick, que voltou a ser titular. Na lateral esquerda, com a ausência de Pirquerez, que esteve com representando o Uruguai em amistosos, jogou Vanderlan.

Os primeiros minutos foram do Bahia, que parecia mais ligado. Aos poucos, porém, o Palmeiras foi se adaptando à perda de importantes jogadores e impôs seu jogo de rápida transição. Foram várias chances de gol, sem sucesso.

Na principal, Artur recebeu dentro da área, chutou, e o goleiro Marcos Felipe deixou a bola passar por baixo de seu corpo. Ele se recuperou e conseguiu salvar a bola em cima da linha - foi preciso o árbitro de vídeo avaliar o lance para validar a decisão de campo, de não gol (e mesmo assim é difícil ver, pelas imagens mostradas, se a bola passou inteira ou não).

O técnico Renato Paiva, no Bahia, alterou o esquema tático que vinha usando a temporada toda. Saiu o 3-5-2, entrou o 4-4-2, mas o time aparentemente sentiu a adaptação, principalmente na saída de bola, com vários erros durante os 90 minutos.

Se no primeiro tempo o Palmeiras criou bastante chances, no segundo caiu de produção. Abel Ferreira fez mudanças no ataque, trocando o trio ofensivo, mas não adiantou.

Já nos acréscimos, aos 47 minutos, Cauly fez uma ótima jogada pelo meio, com sequência de dribles, tocou parra Daniel, que finalizou e Marcelo Lomba deu rebote para Thaciano marcar.

Bahia 1 x 0 Palmeiras

Bahia

Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo (Gabriel Xavier) e Chávez; Acevedo, Rezende, Thaciano e Cauly; Kayky (Daniel) e Vinícius Mingotti (Everaldo). Técnico: Renato Paiva

Palmeiras

Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Ríos) e Bruno Tabata (Luis Guilherme); Artur (Giovani), Dudu (Breno Lopes) e Endrick (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira

Gol

Thaciano (47min2ºT) para o Bahia

Cartões amarelos

Vinícius Mingotti, Ademir, Kayky (Bahia); Endrick, Gabriel Menino, Breno Lopes (Palmeiras)

Público: 31.013 presentes

Renda: R$ 1.266.953,00

Motivo: 11ª rodada da Série A Campeonato Brasileiro

Data e horário: 21 de junho de 2023, às 21h30 (de Brasília)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO).

Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Árbitro de Vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...