Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Ex-Atlético, Alisson dá assistência, cobra pênalti e conquista primeiro título na Europa

Atacante conquistou seu terceiro título no ano ao se sagrar campeão da Copa da Ucrânia

Alisson Santana conquistou a Copa da Ucrânia com o Shakhtar Donetsk

Ex-Atlético, Alisson Santana participou efetivamente da conquista da Copa da Ucrânia pelo Shakhtar Donetsk nesta quarta-feira (14).

O atacante brasileiro deu a assistência do gol marcado por Kauã Elias, ex-Fluminense, que empatou a partida contra o Dinamo em 1 a 1 na final da competição. O jogo foi disptuado no Polissya stadium, em Zhytomyr.

Após o empate, a decisão caminhou para os pênaltis. Alisson converteu sua cobrança, o Shakhtar venceu por 6 a 5 e se sagrou campeão da Copa da Ucrânia pela 15ª vez.

Essa foi a primeira conquista de Alisson com o clube ucraniano. O brasileiro deixou o Atlético para jogar no Shakhtar em março e acumula um gol e uma assistência em 10 partidas na Europa.

"É até difícil acreditar que tudo aquilo que sonhei um dia está se realizando. Terceiro título de 2025, um na Seleção, outro com o Galo e agora pelo Shakhtar, num clássico ainda. Um mais especial que o outro”, comemorou Alisson.

Leia também

Alisson no Atlético

Alisson chegou ao Atlético em 2021, quando tinha 15 anos de idade, e foi formado nas categorias de base do clube. O atacante chamou atenção desde cedo e não demorou a subir para o profissional.

Pelo time principal do Atlético, ele marcou quatro gols e deu duas assistências em 43 jogos, além de conquistar o Campeonato Mineiro deste ano.

Também no início de 2025, Alisson foi campeão do Campeonato Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-20.

Sua saída da Cidade do Galo foi polêmica. Eem fevereiro, seu staff reclamou da postura do Atlético diante de uma proposta do Leicester. O clube mineiro, por sua vez, considerou os valores baixos e recusou a oferta.

Um mês depois, Alisson foi comprado pelo Shakhtar por 14 milhões de euros (R$ 87 milhões na cotação da época).

“Chegar em outro país nunca é fácil. Tudo é diferente. Já estou mais à vontade aqui, mostrando meu futebol e sendo reconhecido por isso. Tudo graças à recepção que tive por aqui dos meus companheiros, especialmente os brazucas, né? Estão todos de parabéns e merecem muito essa glória”, completou o atacante do Shakhtar Donetsk.

No clube ucraniano, Alisson se encontrou com outros nove brasileiros, incluindo o meia Pedrinho, que também jogou no Atlético entre 2022 e 2024.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.