Em fase final de negociação, o Atlético decidiu exercer a compra dos direitos econômicos do meia-atacante Robert Santos, emprestado pelo Athletic até o fim do ano. Segundo apuração da Itatiaia, os clubes já iniciaram a troca das documentações para selar o acordo.
Conforme apuração da reportagem, Robert Santos é visto com muito potencial pela diretoria do Atlético, apesar de ter sido utilizado em apenas três jogos na temporada. A permanência do atleta na Cidade do Galo dependia diretamente do futuro do então técnico Gabriel Milito.
Após a saída do treinador argentino, a alta cúpula do Galo optou por exercer a compra do jogador, de 21 anos. Os valores da transação ainda são mantidos em sigilo, mas o Atlético sinalizou com a compra de 70% dos direitos econômicos de Robert. Já o clube de São João del-Rei, por sua vez, manterá uma porcentagem em caso de futura venda do atleta.
Inicialmente, o contrato previa que, em caso de compra do meia-atacante, o Atlético teria que pagar R$ 8 milhões. No entanto, o Galo tenta reduzir a pedida inicial do Esquadrão de Aço.
Desde que foi contratado pelo Atlético, em 27 de março, Robert atuou por apenas 19 minutos na Série A do Campeonato Brasileiro.
Carreira de Robert Santos
Robert foi anunciado como contratação do Athletic em janeiro deste ano. Anteriormente, o meia-atacante passou pelas categorias de base do Jacuipense-BA (sub-15), do Vitória (sub-15), do Palmeiras (sub-17), do Bahia (sub-20 e sub-23) e do Portimonense (sub-23), de Portugal. Pelo Bahia, ele conquistou o estadual sub-20, em 2021.
Nesta temporada, o atacante participou de nove jogos pelo Athletic, com quatro gols e duas assistências, sendo um dos destaques na campanha do Campeonato Mineiro.