Réver, ídolo incontestável do Atlético, dará adeus aos gramados neste sábado (2). A partir das 21h (horário de Brasília), a partida entre Galo e São Paulo, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o último encontro do zagueiro com a torcida atleticana. Edenilson, que chegou ao alvinegro nesta temporada, falou sobre o sentimento e a trajetória do camisa 4 no futebol.
“É um cara sensacional, dispensa comentários. Não à toa conquistou tudo o que conquistou. O legado que fica dele pode ser até maior do que as conquistas. A forma que ele trata todo mundo, posso usar o meu exemplo, a forma com que me recebeu. Tenho certeza que ele vai encerrar de cabeça erguida e muito feliz pela trajetória que deixou no futebol”, concluiu.
O camisa 8 também vive um momento especial no clube. Contra o Grêmio, o jogador foi contestado pela torcida antes do pontapé inicial, mas apresentou uma atuação consistente. Já contra o Flamengo, na última rodada, aumentou a dose: desempenho ainda melhor, com direito a gol marcado no segundo tempo.
Homenagens
O Atlético vai fazer uma série de homenagens ao zagueiro Réver no duelo contra o São Paulo. Uma delas é um patch na camisa do jogo contra o Tricolor com a expressão “Réver forever”.
“No jogo diante do São Paulo, o capitão Réver, que confirmou sua aposentadoria ao final da temporada, receberá uma série de homenagens do #Galo! A camisa especial já tá pronta... Bora pro Mineirão prestigiar o ídolo”, escreveu o Galo nas redes sociais.
Números de Réver pelo Atlético
-
355 partidas;
-
31 gols marcados.
Títulos:
-
6 Estaduais (2012, 13, 20, 21, 22 e 23);
-
1 Campeonato Brasileiro (2021);
-
2 Copas do Brasil (2014 e 2021);
-
1 Recopa Sul-americana (2014);
-
1 Supercopa do Brasil (2022);
-
1 Libertadores (2013).
Chances de título
Com a goleada sobre o Flamengo na noite dessa quarta-feira (29), o Atlético viu as chances de título no Campeonato Brasileiro subirem de 3,7% para 5,8%. Embora ainda seja uma possibilidade remota, a grande vitória no Maracanã gerou grande empolgação na torcida alvinegra. Mas, enfim, do que o Galo precisa nas últimas duas rodadas para ser campeão brasileiro?
Neste momento, com todos os principais postulantes ao título com 36 jogos completos, o time comandado por Felipão está na terceira colocação da Série A. O Atlético tem a mesma pontuação do vice-líder Botafogo, com apenas um gol de desvantagem no saldo de gols, e três pontos a menos em relação ao Palmeiras, que tem 66.
Cenário mais factível
Para ter chances mais reais de título, o Atlético precisa vencer São Paulo e Bahia nas últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Se somar os seis pontos, o time comandado por Felipão chegaria aos 69 pontos.
Dessa maneira, superaria o Botafogo em qualquer tropeço do clube carioca. Se o time de Tiago Nunes também somar os seis pontos, o Galo precisaria de vitórias que, somadas, tivessem dois gols de saldo a mais em relação ao rival.
A parte mais difícil, no entanto, ainda será superar o Palmeiras. Se os paulistas vencerem os dois jogos, já são campeões. Para o Atlético ficar com o título, a equipe de Abel Ferreira teria que tropeçar duas vezes, contra Fluminense e Cruzeiro. Podem ser até dois empates.
Ainda existe outra possibilidade matemática, embora bastante improvável. Se o Galo vencer os dois jogos e o Palmeiras tiver uma derrota e uma vitória nas rodadas finais, os dois times encerrariam o Brasileirão com o mesmo número de pontos e vitórias. Para ficar com o título nesse cenário, o Atlético teria que tirar oito gols de diferença no saldo de gols.
Ainda menos prováveis
O Atlético ainda pode ser campeão com uma vitória e um empate nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Para isso, o Palmeiras teria que perder os dois jogos. Além disso, Botafogo e Flamengo teriam que ter campanhas piores do que o Galo. Grêmio e Bragantino teriam chances remotas nesse cenário improvável
Ainda há outras possibilidades para o time de Felipão na matemática, como ganhar um jogo e perder outro. No entanto, seriam necessárias goleadas sofridas pelo Palmeiras e outras combinações praticamente impossíveis.