O Atlético vai reencontrar pela primeira vez com um prata da casa que se destacou na Europa: o meia-atacante JP Galvão, do Grêmio. Os times vão se enfrentar às 16h da próxima segunda-feira (26), na Arena MRV, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro,
Natural de Ipatinga, cidade mineira da Região do Vale do Aço, João Pedro, de 31 anos, foi contratado pelo Grêmio em agosto deste ano. O meia foi emprestado pelo Fenerbahçe, da Turquia, até o fim de julho de 2024.
O jogador, considerado reserva no Tricolor Gaúcho, foi formado pelo Atlético e revelado em 2010, com o técnico Vanderlei Luxemburgo. Foram 15 jogos pelo Galo naquele ano até ele ser negociado com o Palermo, da Itália.
O clube italiano desembolsou 2,45 milhões de euros (cerca de R$ 5,5 milhões em conversão à época) para contar com o atleta. João Pedro rodou depois de chegar à Itália, atuando por Vitória de Guimarães-POR e Peñarol-URU emprestado pelo Palermo.
João Pedro retornou ao Brasil em 2012, para jogar pelo Santos. Após passagem apagada pelo Alvinegro Praiano, o meia formado
Entre 2014 e 2022, foram 271 jogos e partidas de destaque, além do título da Série B Italiana em 2016. Em 2022, inclusive, João Pedro se naturalizou italiano e foi convocado para a seleção nacional pelo técnico Roberto Mancini.
No ano passado, João Pedro foi negociado com o Fenerbahçe. Após uma temporada na Turquia, o meia foi emprestado ao Grêmio. Ele tem vínculo com os turcos até julho de 2025.