Pela última rodada da fase classificatória do Campeonato Brasileiro de 1999, o Atlético venceu o Grêmio, por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. Com o resultado, o Galo se classificou às quartas de final daquela competição, após uma primeira fase não tão boa.
Os gols do time alvinegro foram marcados pelo zagueiro Cláudio Caçapa e pelo atacante Marques, ambos na primeira etapa. Na cabine da Itatiaia, a narração foi do saudoso Willy Gonser, com comentários de Roberto Abras.
Com a vitória diante do Tricolor Gaúcho, o time comandado por Humberto Ramos avançou às quartas de final daquela competição, para enfrentar o Cruzeiro. O Atlético até venceu os dois clássicos e passou pelo Vitória-BA nas semifinais, mas amargou o vice-campeonato nacional, diante do Corinthians.
Atualidade
Adversários da 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, atualmente, Atlético e Grêmio lutam pelo mesmo objetivo: uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. Na tabela de classificação, enquanto o Alvinegro é o quinto, com 57 pontos, o Tricolor é o terceiro, com dois pontos a mais.
Em confronto direto, a bola rola no próximo domingo (26), às 16h (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.