Após 1.378 dias, ou quatro anos, o Atlético voltará a ter o técnico Jorge Sampaoli como adversário. No próximo sábado (29), o Alvinegro encara o Flamengo pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, marcada para 21h (de Brasília), será disputada na Arena Independência.
A última vez que isso aconteceu foi em 20 de outubro de 2019. Na ocasião, os mineiros venceram o Santos por 2 a 0, na 27ª rodada da Série A. Na oitava derrota, o Peixe levou a melhor e venceu por 3 a 1.
O outro encontro foi pela Copa do Brasil e na mesma temporada. Com o triunfo por 2 a 1, o Atlético despachou o time do hermano em pleno Pacaembu, avançando de fase no torneio nacional. No 0 a 0 da ida, em Belo Horizonte, quem comandou o Santos foi Jorge Desio, auxiliar de Sampa.
Sampaoli no Atlético
Contratado pelo clube em março de 2020, o argentino foi responsável pela reconstrução do elenco. Naquele momento, a eliminação para o modesto Afogados-PE na Copa do Brasil, sob comando do venezuelano Rafael Dudamel, transformou a calmaria em furacão na Cidade do Galo.
Terceiro colocado no Brasileirão daquele ano, que devido à pandemia foi encerrado no início do ano seguinte, o Atlético mudou o jeito de jogar e montou a base da equipe que conquistaria o triplete em 2021 (Mineiro, Brasileiro e Copa do Brasil).
Após 45 jogos, Sampaoli se despediu do clube e seguiu para o Olympique de Marselle, da França. Curiosamente, ele não pôde sentir a força da torcida atleticana. Durante todo o período que foi o ‘dono da prancheta’, os protocolos da Covid-19 impediam presença de público nos estádios.
Ao todo, Jorge Sampaoli obteve 26 vitórias pelo Galo, empatou oito duelos e perdeu outros dez.
Situação das equipes no Brasileirão
Com 21 pontos conquistados e há sete partidas sem vencer, o Atlético encara a partida contra o Flamengo como final. Na 13ª colocação, o time ainda não conseguiu nenhum triunfo sob comando do técnico Luiz Felipe Scolari.
O time da Gávea, por sua vez, é o terceiro colocado da Série A. Com 28 pontos conquistados, vem de tropeço em casa. O empate em 1 a 1 com o América não era o resultado esperado, mas acabou soando como alívio, já que o Coelho vencia até os minutos finais do duelo disputado no Maracanã.
Os oito jogos do Atlético sem vencer em 2023:
-
1 x 1 Bragantino (com Coudet)
-
1 x 1 Fluminense (com Felipão)
-
2x 1 Fortaleza (com Felipão)
-
1 x 1 Libertad (com Felipão)
-
2 x 2 América (com Felipão)
-
0 x 1 Corinthians (com Felipão)
-
0 x 0 Goiás (com Felipão)
-
1 x 0 Grêmio (com Felipão)