Ouvindo...

América tem ‘Plano A’ para substituir técnico William Batista

Enderson Moreira, sem clube desde que deixou o Avaí, é principal nome para cargo vago no Coelho

Enderson Moreira quando era treinador do Sport

A diretoria do América já tem um nome favorito para substituir o técnico William Batista, demitido nesta segunda-feira (2). A preferência da cúpula americana é pelo nome de Enderson Moreira, que deixou o Avaí em março, após o título estadual em Santa Catarina.

Enderson Moreira é velho conhecido do futebol no Coelho. O treinador comandou a equipe entre 2016 a 2018, e foi campeão da Série B de 2017 no período. A primeira passagem no comando do clube mineiro foi entre 2008 a 2009. No total, pelo América, são 108 jogos com 42 vitórias, 31 empates e 35 derrotas.

As conversas entre o estafe do treinador e o clube já estão em andamento. Ainda há um descordo na questão salarial, mas Enderson é o preferido da diretoria.

A intenção da diretoria é definir rápido o sucessor de William Batista. Isso porque a Segunda Divisão não terá pausa durante o Mundial de Clubes da Fifa.

O América ocupa a 12ª colocação da competição, com 13 pontos conquistados. Foram quatro vitórias, um empate e cinco derrotas.

O próximo jogo do Coelho será no sábado (7), às 16h (de Brasília) contra a Ferroviária, na Arena Independência, em Belo Horizonte, pela 11ª Rodada da Série B.

Leia também

Demissão de William Batista

O América decidiu pela demissão do técnico William Batista. Segundo apuração da Itatiaia, a reunião entre o presidente Alencar da Silveira Júnior e o diretor de futebol Fred Cascardo, realizada nesta segunda-feira (2), selou a saída do treinador, que vinha pressionado pelos resultados irregulares na Série B do Campeonato Brasileiro.

Com 23 jogos à frente do Coelho, William Batista acumulou 8 vitórias, 7 empates e 8 derrotas. O América ocupa atualmente a 12ª colocação da Série B, com 13 pontos em 10 partidas — desempenho considerado abaixo das expectativas para uma equipe que iniciou o ano com o objetivo claro de retornar à elite do futebol brasileiro.

Reforços no radar e permanência na diretoria

Apesar da turbulência no comando técnico, o diretor de futebol Fred Cascardo continuará no cargo. Ele recebeu uma proposta do Remo, mas o clube paraense fechou com Marcos Braz, ex-Flamengo. Cascardo se reuniu na tarde desta segunda com o CEO Dower Araújo para tratar dos últimos detalhes da permanência.

O América também está ativo no mercado e busca quatro reforços para a sequência da temporada: um meia, dois pontas e um centroavante.

A expectativa é que o clube defina nos próximos dias o futuro do comando técnico, que pode passar por mudanças em meio à tentativa de retomar o protagonismo na disputa pelo acesso à Série A.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Fabrício Calazans se formou em jornalismo no UniBH. Ingressou na Itatiaia como estagiário em 2010 e passou por edição, reportagem, produção e apresentação. No “ar”, iniciou cobrindo a Copa Itatiaia. Foi também setorista da Federação Mineira de Futebol, apresentador do Apito Final e plantão nas Jornadas Esportivas. Atualmente faz a cobertura do América. Tem no currículo participações em eventos nacionais e internacionais de futebol e esportes olímpicos.
Jornalista formado pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH. Já atuou em diversas áreas do jornalismo, como assessoria de imprensa, redação e comunicação interna. Apaixonado por esportes em geral e grande entusiasta dos e-sports