Presidente do América, Alencar da Silveira Jr abriu o jogo sobre os planos do clube para 2025. Em entrevista à Itatiaia, o dirigente revelou que Fred Cascardo passará a ser o homem forte do futebol do Coelho, mas destacou que o profissional será cobrado por resultados.
Cascardo ocupa o cargo de diretor de futebol desde 19 de fevereiro de 2022, mas terá mais autonomia na pasta. Antes, as decisões do futebol eram tomadas principalmente por Marcus Salum, ex-presidente da Sociedade Anônima do Futebol, e Euler Araújo, membro do Conselho de Administração.
“Vamos lembrar o que iniciou essa reformulação do América. A saída do Marcos Salum do futebol, a saída do Euler Araújo do futebol. Estamos à deriva? Não. Estamos buscando um gerente executivo para dar a ele toda a condição. Mas esse tipo de profissional tem salário alto, de R$ 80 mil a R$ 100 mil por mês. O América não tem condições de pagar isso. Agora, o Fred (Cascardo) está tocando o futebol”, revelou Alencar.
“O Fred é o homem do futebol. Ah, mas ele caiu, não subiu... Hoje, ele tem a liberdade toda para fazer e saber o seguinte: se não der resultado, está fora! Na administração nossa agora é assim. O Fred sabe. No popular do futebol, é o dele que está na reta, sim. Se não der certo, o Dower (superintendente), está fora. É tocar o clube e deixar o futebol em paz. É isso que a gente pensa, isso que a gente quer. Quero um clube que dê resultado, como sempre dei na minha vida toda”, cravou o presidente.
Até esta temporada, a gestão de futebol tinha Euler Araújo e Marcos Salum como principais figuras.
Euler continuará no clube, mas como coordenador da Sociedade Anônima do Futebol.
América em 2025
Até o momento, o clube não contratou nenhum jogador para a próxima temporada, apesar de ter perdido diversos atletas de 2024.
Sobre o planejamento da temporada, Alencar revelou que as dispensas são para o Coelho equilibrar as contas. Nesse sentido, o presidente acredita que o América precisa retomar a tradição de montar bons times com poucos recursos.
“Quem está sendo dispensado é porque não temos condições de pagar. Não temos condições de continuar uma folha grande. Estamos adequando. Vamos segurar e vamos fazer um belo time para o ano. Vamos correr atrás e isso a torcida pode me cobrar. A torcida sabe que, futebol, ‘deu caldo é laranja, não deu é bagaço’. E hoje, estamos um bagacinho danado”, disse.
“Para sair desse bagaço, temos que voltar a dar caldo. Para voltar a dar caldo, temos que fazer o que América sempre fez, fazer futebol com pouco recurso, valorizando atletas da base e fazendo o que a gente precisa fazer”, argumentou Alencar.
Em 2025, o América disputará o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte