O América segue em busca de uma reviravolta para evitar mais um rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (18), a equipe americana recebe o Botafogo em Belo Horizonte pela 27ª rodada, marcando o encontro entre líder e lanterna da competição.
No primeiro turno, o Glorioso venceu em casa por 2 a 0, quando ambas as equipes já eram líder e lanterna, respectivamente. Para o returno, o Coelho pode se escorar em um importante retrospecto: o América nunca perdeu em casa para o Botafogo pela Série A.
Ao longo da história, as equipes jogaram dez vezes pela elite nacional com mando do América. Foram seis vitórias do América e quatro empates - incluindo o jogo mais recente em BH, pela Série A de 2022.
Tendo em vista todos os jogos entre Coelho e Glorioso com mando americano, os números também são muito favoráveis. Em 12 jogos, o América venceu sete, empatou quatro e perdeu apenas uma. Esse revés aconteceu em 2015, quando o Botafogo venceu em BH por 2 a 1 pela Série B.
Nesta quarta, os times entram em campo com objetivos totalmente diferentes no Brasileirão. Enquanto o América luta desesperadamente para fugir da zona de rebaixamento, o Botafogo quer ampliar a vantagem na liderança e aumentar as possibilidades de vencer o campeonato novamente após 28 anos.