O América ainda sofre com a lanterna na Série A do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a
Autor do primeiro tento na vitória sobre o Tricolor, o atacante uruguaio Gonzalo Mastriani assumiu a artilharia do América na temporada 2023, com 13 gols. Contratado junto ao Barcelona de Guayaquil, do Equador, em agosto do ano passado, ele só marcou uma vez na temporada 2022, mas agora assumiu a responsabilidade em meio às opções ofensivas do técnico Fabian Bustos.
Os 13 gols de Mastriani em 2023, mesmo restando ao menos 18 jogos na temporada, já superam todos os números dos atacantes em 2022. No ano passado, os goleadores do Coelho foram Pedrinho e Henrique Almeida, com oito gols cada.
Falando apenas do Brasileirão, Henrique Almeida foi o artilheiro da edição passada, com seis gols. Mastriani marcou quatro vezes na Série A deste ano e deve ser a grande esperança do torcedor americano para ver a rede balançar mais vezes.
Nas últimas 11 vezes em que foi acionado, o atacante uruguaio marcou nove gols. Para a próxima partida do Brasileirão, contra o Santos, no domingo (3), ele está suspenso por ter sido expulso contra o São Paulo.
Por outro lado, Mastriani deve ser o titular de Bustos na quinta-feira (31), quando o América visita o Fortaleza no segundo jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na ida, o Leão venceu por 3 a 1, o que obriga o Coelho a triunfar por dois gols de diferença para forçar a disputa por pênaltis.
Artilharia do América em 2022
Na temporada completa
-
Pedrinho e Henrique Almeida – 8 gols
Na Série A do Campeonato Brasileiro
-
Henrique Almeida – 6 gols
Artilharia do América em 2023
Na temporada completa*
-
Mastriani – 13 gols
Na Série A do Campeonato Brasileiro*
-
Mastriani – 4 gols
*ainda em andamento