Fortaleza deve perder reforço mais caro da história para enfrentar o América

Atacante Imanol Machuca teve uma entorse no tornozelo e virou dúvida para a ida das quartas da Sul-Americana, na quinta-feira (24)

Marinho

A imagem da transmissão de Internacional x Fortaleza, no sábado (19), flagrou o momento em que o atacante Imanol Machuca torceu o tornozelo direito. O Leão venceu a partida por 1 a 0, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 20ª rodada da Série A do Brasileiro, mas deve ter o desfalque do argentino em jogo considerado dos mais importantes de sua história.

Na quinta-feira (24), o Fortaleza vai até Belo Horizonte enfrentar o América, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana - o confronto no Independência começa às 19h (de Brasília). Será a primeira vez que os cearenses jogarão uma etapa tão avançada de uma competição internacional e, se avançar, será o primeiro clube do Nordeste na semifinal da Sul-Americana.

Machuca fará exame no início dessa semana, para o departamento médico entender a gravidade da lesão. Para quinta-feira é improvável que ele esteja em campo, mas a depender do resultado ele pode precisar de um tempo maior de recuperação. O confronto de volta da Sul-Americana já será no dia 31 de agosto, provavelmente na Arena Castelão (que ainda depende do aval da Conmebol por causa do gramado), na próxima semana portanto.

O atacante custou ao Fortaleza cerca de R$ 14 milhões, somando toda a operação feita que inclui bonificações ao Unión, de Santa Fé, na Argentina, a depender dos resultados de Machuca no Fortaleza nos próximos anos. Foi a mais cara contração da história do futebol cearense, e a segunda do Nordeste. O Bahia pagou ao Independiente Del Valle-EQU R$ 18 milhões, em janeiro de 2023, pelo lateral-esquerdo Chávez.

Sem Machuca, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem como opção Guilherme. Outro jogador que poderia atuar na posição, Calebe, também está se recuperando de lesão.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.

Ouvindo...