O América
Em abril de 2022, quando defendia o Independiente Medellin-COL, Mendez enfrentou o Internacional uma vez, em partida da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Na Colômbia, o time dele foi derrotado por 1 a 0.
Outro encontro com o futebol brasileiro é mais antigo, porém ainda mais marcante para o futebol mineiro. Em 2020, Javier Mendez era jogador do Union Santa Fé-ARG, que eliminou o Atlético ainda na primeira fase da Sul-Americana.
No dia 6 de fevereiro, na Argentina, o Santa Fé goleou o Galo por 3 a 0 na primeira partida. Mendez jogou os 90 minutos e recebeu um cartão amarelo, mas ainda viu o então garoto Allan, recém contratado pelo Atlético, perder um pênalti e ser expulso.
Duas semanas depois, em 20 de fevereiro, o Galo tinha a difícil missão de vencer por quatro gols de diferença para avançar. Ainda no primeiro tempo, Otero (de falta), e Hyoran (de pênalti), marcaram para os mineiros, mas ficou por isso, e o Santa Fé se classificou. Novamente, Mendez foi advertido com o cartão amarelo.
Aquela eliminação do Atlético foi o começo de uma “pequena crise” na Cidade do Galo. Menos de uma semana após sair da Sul-Americana, o alvinegro perdeu nos pênaltis para o Afogados-PE e foi eliminado precocemente na segunda fase da Copa do Brasil. Dias depois, o então técnico Rafael Dudamel foi demitido.
Com alguma experiência inclusive jogando no estádio Independência, em Belo Horizonte, o meia de 28 anos já está na capital mineira, onde passa por exames médicos para assinar com o América.