Ouvindo...

América visita o Colo-Colo de olho nas oitavas de final da Sul-Americana

Equipes se enfrentam nesta terça-feira (11), no Chile, no primeiro jogo dos playoffs da competição internacional

Coelho conseguiu classificação heroica aos playoffs após vencer o Peñarol-URU fora de casa

O América vai ao Chile visita o Colo-Colo nesta terça-feira (11), no jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. A bola rola às 19h (de Brasília) no estádio Monumental David Arellano, em Santiago.

Essa fase da competição marca o encontro entre os segundos colocados de todos os grupos da Sul-Americana com os terceiros colocados da Copa Libertadores. O vencedor de cada confronto garante vaga às oitavas de final da Sul-Americana. A partida de volta será na próxima terça-feira (18), também às 19h (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte.

Como os times chegaram aos playoffs?

Dono da casa, o Colo-Colo chegou aos playoffs após ser eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores. No grupo F, o Cacique ficou atrás de Boca Juniors-ARG e Deportivo Pereira-COL. O Monagas-VEN ficou com a lanterna da chave.

Terminando em 3º lugar, o Colo-Colo conseguiu vaga para os playoffs da Sul-Americana. Se eliminar o América, avança às oitavas de final da segunda competição mais importante do continente.

O América, que já estava na Sul-Americana, foi aos playoffs porque só os campeões de chave avançaram de forma direta. O Coelho terminou o grupo F em 2º, atrás do Defensa y Justicia-ARG, mas deixou para trás o Millonarios-COL e o Peñarol-URU.

Esse será o primeiro jogo oficial entre os times na história.

América deve usar time alternativo

Após a derrota de virada para o Coritiba no fim de semana, pela Série A do Campeonato Brasileiro, o América caiu para a lanterna da competição. Tendo em vista também que o Coelho vai decidir vaga para a semifinal da Copa do Brasil na próxima semana, o técnico Vagner Mancini deve levar um time alternativo a campo diante do Cacique.

Vale lembrar que o próprio técnico americano já frisou que a Sul-Americana não será prioridade na temporada. Para esse confronto, nomes que certamente estão fora são o atacante Aloísio e o meia Benítez. Com problemas musculares, ambos serão poupados e não viajaram com a delegação.

Além deles, também serão desfalques aqueles jogadores que se recuperam de lesões mais longas, como Adyson, Dadá Belmonte e Ricardo Silva. A novidade, por outro lado, deve ser o lateral Daniel Borges, recém-contratado que já estreou e deve ser titular.

Colo-Colo em busca de recuperação

A equipe chilena chega ao playoff da Sul-Americana após cair ainda na fase de grupos na Copa Libertadores, onde disputou grupo com Boca Jrs-ARG, Deportivo Pereira-COL e Monagas-VEN.

Além disso, o Colo-Colo é 8º no Campeonato Chileno e não ocupa posição que leva às competições internacionais. Já na Copa do Chile, o time está nas oitavas de final e vai enfrentar o Patronato.

Para tentar uma recuperação na temporada, o Cacique pode apostar na Sul-Americana. Para enfrentar o América, o time não tem desfalques confirmados e deve ir com força máxima a campo.

Colo-Colo x América

Provável Colo-Colo

De Paul; Daniel Gutiérrez, Falcón e Saldivia; Rojas, Fuentes, Pavez e Bouzat; Palacios, Bolados e Pizzarro. Técnico: Gustavo Quinteros.

Provável América

Pasinato, Daniel Borges (Marcinho), Júlio, Wanderson e Nicolas, Breno, Rodriguinho, Matheusinho e Pedrinho; Felipe Azevedo e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini.

Motivo: jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana
Data e horário: terça-feira, 11 de julho de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Monumental David Arellano, em Santiago, no Chile

Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Assistentes: Ezequiel Brailosky (ARG) e Sebastian Rainieri (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)

Transmissão
Rádio Itatiaia, no rádio e no Youtube, a partir das 18h45 (de Brasília)
TV: ESPN e Star+

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.