Técnico do América, Vagner Mancini detonou a atuação da arbitragem na derrota para o Coritiba por 2 a 1, neste sábado (8), pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em entrevista após o término do jogo no Couto Pereira, em Curitiba, o comandante do Coelho afirmou que o pênalti marcado a favor do time mandante foi “inacreditável”.
“O América iniciou bem, fez 1 a 0, acertou o travessão logo no comecinho. Aí vem, para mim, o lance capital da partida, que é a marcação do pênalti. Eu revi o lance no vestiário. É inacreditável o pênalti que o árbitro marcou, porque a bola toca antes no peito do Avelar, para depois, deslocar para a mão”, disse Mancini.
“Já há uma dúvida muito grande quando o atleta vem de carrinho com a mão no chão. Agora, se a bola bateu primeiro no peito, depois na mão, eu sinceramente não entendo o porquê ele não foi nem olhar o lance. O pênalti acabou sendo determinante para o empate. Depois, a virada do Coritiba, ainda no primeiro tempo”, finalizou.
Aos 36 minutos do primeiro tempo, quando o América vencia o jogo por 1 a 0, o lateral-direito Natanael tentou cruzar a bola para a área e acertou o zagueiro Danilo Avelar. O árbitro Rafael Rodrigo Klein assinalou pênalti no lance. Na cobrança, o atacante Alef Manga deslocou Mateus Pasinato e empatou a partida.
“É um resultado que não estava dentro do que nós queríamos. Eu queria entender a postura do árbitro. Após o 1 a 0 do América, ele deu todas as faltas para o Coritiba - com a marcação do pênalti. Quando o Coritiba virou o jogo, ainda sim ele passou a apitar para as duas equipes igual”, criticou Mancini.
Com o resultado, o América se manteve com nove pontos e desceu para a lanterna da Série A - 20ª posição. Isso porque o concorrente direto Coritiba, que estava em último lugar, venceu e chegou aos 11 pontos. Agora, o Coxa Branca está na 18ª colocação. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Bahia, em 16º, que tem 13 pontos.
Próximos compromissos
O América voltará a entrar em campo às 19h (de Brasília) desta terça-feira (11), mas pela Sul-Americana. O Coelho enfrenta o Colo-Colo, do Chile, em duelo válido pela partida de ida dos playoffs. O confronto, decisivo para o time de Vagner Mancini, será realizado no Monumental David Arellano, em Santiago.
Devido ao conflito de horários, o Alviverde jogará pela Copa do Brasil no próximo sábado (15), às 16h30 (de Brasília). O Coelho enfrentará o Corinthians pela partida de volta das quartas de final. O jogo será realizado na Neo Quimica Arena, em São Paulo. O confronto pelo Brasileirão diante o Vasco, que estava marcado para esse fim de semana, foi adiado e não tem data definida para acontecer.