O lateral Danilo Avelar vem sendo um diferencial do América até aqui na temporada 2023. Autor de um dos gols na virada sobre o Peñarol-URU nessa quinta-feira (29), pela Copa Sul-Americana, ele é também o “defensor artilheiro” da Série A do Campeonato Brasileiro.
Após 12 rodadas disputadas na competição, Avelar marcou três gols. Ele é o defensor que mais balançou a rede até então, ao lado de dois jogadores do Flamengo: o zagueiro Léo Pereira e o lateral Ayrton Lucas.
Essa disputa pela artilharia entre os defensores segue acirrada. Isso porque, em segundo lugar, há outro empate. O lateral Marlon, do Cruzeiro, e o zagueiro Nino, do Fluminense, marcaram dois gols cada no Brasileirão até aqui.
Defensores artilheiros do Brasileirão 2023
-
Danilo Avelar (América); Léo Pereira (Flamengo) e Ayrton Lucas (Flamengo): 3 gols
-
Marlon (Cruzeiro) e Nino (Fluminense): 2 gols
Avelar lidera estatísticas
Além da artilharia da Série A entre os defensores, Danilo Avelar é destaque na bola aérea do América, e consequentemente, tem números expressivos no cenário nacional. Ele ainda é o líder de duelos aéreos ganhos na competição - são 49 em nove jogos disputados; além de ter a melhor média de duelos aéreos ganhos no Brasileirão - 5,44 por jogo.
Avelar chegou ao Coelho em 2022, vindo do Corinthians. Desde então, participou de 45 jogos com a camisa americana, marcou cinco gols e deu duas assistências.
Curioso é que o lateral marcou quatro dos cinco gols pelo América na temporada 2023. Todos eles foram feitos ao longo dos últimos cinco jogos. Mostrando a força da bola aérea, ele fez três dos quatro gols de cabeça - o outro foi de pênalti.