Ouvindo...

América vira sobre o Peñarol e vai aos playoffs da Copa Sul-Americana

Depois de um começo ruim e gol sofrido no 1º tempo, o Coelho buscou a virada nos minutos finais para seguir vivo

Danilo Avelar empatou o jogo já no segundo tempo

O América segue vivo na Copa Sul-Americana. Na noite desta quinta-feira (29), o Coelho venceu o Peñarol-URU de virada por 2 a 1 no estádio Centenario, em Montevidéu. Ainda no primeiro tempo, Rodríguez marcou para os uruguaios. Na segunda etapa, Danilo Avelar empatou e Juninho fez o gol da virada.

Com o resultado, o América termina a fase de grupos em 2º lugar. O Defensa y Justicia-ARG venceu mais uma e ficou na liderança, classificado automaticamente para as oitavas de final. O Coelho superou o Millonarios-COL nos critérios de desempate para ir ao playoff, deixando o time colombiano e o Peñarol eliminados.

Em busca de uma vaga nas oitavas de final, o América vai enfrentar o Colo-Colo-CHI.

Próximos compromissos das equipes

Ambas as equipes agora viram as atenções para os campeonatos nacionais. No domingo (3), o América visita o Atlético no Mineirão, em Belo Horizonte, em mais um clássico mineiro pela Série A do Campeonato Brasileiro. Na quarta (5), o Coelho joga contra o Corinthians no estádio Independência, também em BH, mas no jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

O Peñarol, por sua vez, recebe o Torque na segunda-feira (3), pelo Torneio Intermedio do Campeonato Uruguaio. No sábado (8), a equipe visita o Danúbio, também pelo Intermedio.

Como ficou o grupo da Sul-Americana?

A outra partida do grupo teve resultado ideal para as pretensões do América. O Defensa y Justicia-ARG venceu o Millonarios-COL e se sagrou líder isolado da chave, além de ter segurado o adversário colombiano com 10 pontos.

Somado a isso, o América chegou aos mesmos 10 pontos com a vitória. Entretanto, superou o time colombiano pelo saldo de gols. Millonarios e Peñarol deixam a competição ainda na fase de grupos.

América sonolento é penalizado pela desorganização

O América não conseguiu impor o ritmo de jogo esperado na primeira etapa. O time do técnico Vagner Mancini se mostrou sonolento em campo, sem criatividade e com dificuldades para chegar com perigo ao ataque.

Os problemas de organização acabaram se convertendo em gol do Peñarol. Aos 27 minutos, Aguirregaray conseguiu evitar a saída da bola e cruzou para Rodríguez, que pegou de primeira para abrir o placar. Jogadores do América reclamaram que a bola saiu, mas a conferência da arbitragem mostrou que o gol foi válido.

Matheus Pasinato salva o Coelho

O principal, se não o único destaque do América, foi o goleiro Matheus Pasinato. Titular nesta noite, o goleiro americano impediu ao menos dois gols do Peñarol ainda no primeiro tempo. Aos 35 e 37 minutos, ele ficou cara a cara com um dos atacantes, rivais, mas em ambos os casos, fez intervenções importantes para manter o marcador.

Jogo ganha emoções e o América chega ao gol

O desempenho americano em campo foi melhor no segundo tempo, quando comparado ao primeiro. Sabendo da necessidade da vitória, o Coelho saiu mais para o jogo e teve mais organização, especialmente entre os meias.

Entretanto, o América seguiu pecando nas ações ofensivas, com muito pouco perigo oferecido ao Peñarol. A equipe uruguaia, por sua vez, se viu mais confortável no jogo e conseguiu administrar o resultado positivo.

Com destaque para os 20 minutos finais, o jogo ganhou em emoção, já que o Coelho se soltou mais e permitiu contra-ataques, o que deu mais dinâmica às disputas. Entretanto, a força de vontade levou o América ao gol.

Aos 32 minutos, Danilo Avelar subiu “no terceiro andar” após cobrança de escanteio e com a força de um chute, empatou o jogo de cabeça.

Reta final emocionante e virada

Ainda com chances de se classificar, o América se lançou com mais força ao ataque nos 15 minutos finais. Na base da emoção, o Coelho foi ao ataque e conseguiu algumas jogadas importantes pelos lados, levando a momentos de perigo na bola aérea.

Já aos 42 minutos da etapa final, após bate e rebate na entrada da área, o capitão Juninho conseguiu cabecear a bola sem chances para o goleiro e garantiu não apenas a vitória, mas a classificação ao playoff.

Peñarol-URU 1x2 América

Peñarol-URU

Cardozo; Aguirregaray (Joaquin Ferreira), Menosse, Rak, Lucas Hernandez; Damián García, Cristóforo (Homenchenko), S. Rodriguez; Matías Arezo (Abel Hernández), Mansilla (M. Ferreira) e Kevin Méndez (Alonso). Técnico: Darío Rodriguez.

América

Matheus Pasinato; Matheus Henrique (Danilo Avelar), Julio, Éder e Marlon; Benítez (Juninho), Alê, Breno (Felipe Azevedo) e Martinez; Mastriani (Aloísio) e Everaldo (Rodrigo Varanda). Técnico: Vagner Mancini.

Gols
S. Rodriguez (27 min 1ºT) do Peñarol
Danilo Avelar (32 min 2ºT) e Juninho (42 min 2ºT) do América

Cartões amarelos
Benítez, Matheus Henrique, Danilo Avelar (América)
Rak, Aguirregaray, Lucas Hernandez (Peñarol)

Motivo: 6ª rodada do grupo F da Copa Sul-Americana
Data e horário: 29 de junho de 2023, às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Centenario, em Montevidéu, no Uruguai

Árbitro: Diego Haro (PER)
Assistentes: Enrique Pinto (PER) e Stephen Atoche (PER)
VAR: Carlos Obre (EQU)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.