Ouvindo...

América projeta dobrar média de público em casa até o fim de 2023

Com baixa adesão de torcedores, Coelho foca na experiência do torcedor e projeta maior adesão ainda este ano

Com baixa média de público, América quer dobrar números ainda em 2023

A presença de torcedores no estádio Independência, em Belo Horizonte, é uma preocupação antiga na gestão do América. Historicamente, o Coelho tem nas partidas com mando de campo um apoio na construção de campanhas sólidas, e só nas últimas temporadas, destacam-se títulos do Campeonato Mineiro em 2016, da Série B do Campeonato Brasileiro em 2017 e a inédita semifinal da Copa do Brasil em 2020.

Isso sem falar nos dois últimos anos, nos quais o desempenho da temporada creditou o Coelho a participações em competições continentais - também pela primeira vez: a Copa Libertadores em 2022 e a Copa Sul-Americana em 2023. Entretanto, em 15 partidas como mandante este ano, o time registra média de 4.344 torcedores por partida.

O levantamento considera o clássico contra o Cruzeiro, pela primeira fase do Campeonato Mineiro, disputado no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Colocando apenas os 14 jogos no Independência, a média é de 3.674 torcedores. Nesse cenário, como aliar o crescimento em campo com a presença do torcedor nas arquibancadas?

Em outubro de 2022, o América anunciou a contratação de Marcone Barbosa como diretor de Marketing e Negócios do clube, e essa foi justamente uma das prioridades na sequência de trabalho. Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Barbosa lembrou que o primeiro foco se deu na prestação de serviços aos torcedores no Horto.

“Conseguimos colocar a Heineken para mudar a qualidade das bebidas, fizemos uma parceria com o grupo Ancho, que faz o serviço de hospitalidade no Mineirão, e no Independência está fazendo todos os bares. Melhoramos consideravelmente a qualidade dos alimentos, o processo de acomodação das bebidas, o serviço do camarote, aumentamos a oferta de bebidas premium, inclusive com destilados. A ideia inicial foi melhorar o serviço de atendimento, principalmente alimentos e bebidas no estádio”, afirmou.

Como o América avalia a média de público em 2023?

O diretor de Marketing e Negócios do Coelho destaca que a presença de público no Independência ainda está aquém do pensamento do clube. Ele citou ações dentro do programa de sócios em que o torcedor tem direito a mais de um ingresso, além de melhorias no próprio sistema. Um exemplo colocado foi a inclusão do cartão de crédito como forma de pagamento, o que “diminuiu o número de cancelamentos”.

“Ainda temos sofrido com os mesmos problemas do ano passado [em relação à presença de torcedores], ainda não atingimos quantidade de público de forma significativa, que tivesse melhora perceptiva. Conseguimos aumentar o número de sócios torcedores – hoje já estamos com 2,5 mil pagantes, aumento de 25% da base em relação ao ano passado”, apontou.

A avaliação de Barbosa, por outro lado, é de números ainda insatisfatórios. Ele afirma que o América tem pensamentos mais ousados, e até o fim deste ano, a meta é chegar à média de 5 mil torcedores por jogo no Independência. Mesmo assim, Barbosa sempre fala em pensamentos a longo prazo.

“A gente acredita que vai conseguir alcançar esse número, em função de termos jogos mais importantes a partir de agora, e na expectativa de horários mais à feição do público para atingir a meta”, finalizou.

Todos os públicos do América como mandante em 2023

Considerando o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil, Série A do Brasileirão e Copa Sul-Americana, o América foi mandante em 15 jogos este ano. O único disputado fora do Independência foi justamente o clássico contra o Cruzeiro, em fevereiro, com vitória por 1 a 0 em Brasília. Esse jogo teve o maior público do Coelho no ano, com 13.631 torcedores.

Pensando apenas em jogos no Horto, o maior público americano foi no dia 1º de abril, na primeira partida da final do Campeonato Mineiro contra o Atlético. Em campo, derrota por 3 a 2; nas arquibancadas, 7.440 torcedores.

Por outro lado, o menor número de torcedores do América no Horto foi em 26 de abril, no segundo jogo da 3ª fase da Copa do Brasil. A goleada americana sobre o Nova Iguaçu por 5 a 0 foi prestigiada por 1.463 torcedores.

Confira todos os públicos do América como mandante em 2023

  • 29/1/2023 – América 2x1 Vila Nova – 1ª fase do Campeonato Mineiro – 2.656 torcedores

  • 4/2/2023 – América 1x0 Cruzeiro – 1ª fase do Campeonato Mineiro (estádio Mané Garrincha em Brasília) – 13.631 torcedores

  • 11/2/2023 – América 2x1 Democrata-GV – 1ª fase do Campeonato Mineiro – 2.340 torcedores

  • 4/3/2023 – América 3x1 Tombense – 1ª fase do Campeonato Mineiro – 3.217 torcedores

  • 14/3/2023 – América 1x0 Santa Cruz – 2ª fase da Copa do Brasil – 2.590 torcedores

  • 19/3/2023 – América 2x1 Cruzeiro – segundo jogo da semifinal do Campeonato Mineiro – 5.132 torcedores

  • 1/4/2023 – América 2x3 Atlético – primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro – 7.440 torcedores

  • 5/4/2023 – América 4x1 Peñarol-URU – fase de grupos da Copa Sul-Americana – 4.424 torcedores

  • 15/4/2023 – América 0x3 Fluminense – 1ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro – 6.653 torcedores

  • 26/4/2023 – América 5x0 Nova Iguaçu – segundo jogo da 3ª fase da Copa do Brasil – 1.463 torcedores

  • 7/5/2023 – América 1x2 Cuiabá – 4ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro – 5.228 torcedores

  • 14/5/2023 – América 0x4 Cruzeiro – 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro – 4.295 torcedores

  • 17/5/2023 – América 2x0 Internacional – jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil – 1.644 torcedores

  • 20/5/2023 – América 2x1 Fortaleza – 7ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro – 2.488 torcedores

  • 23/5/2023 – América 2x3 Defensa y Justicia-ARG – fase de grupos da Copa Sul-Americana – 1.967 torcedores

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.