Ouvindo...

João Ricardo diz ter carinho especial pelo América antes de confronto

Goleiro, hoje no Fortaleza, fez mais de 200 partidas pelo Coelho, clube que mais tempo defendeu; jogo será neste sábado (20), no Independência

João Ricardo em ação contra o Grêmio, 0 a 0 pela última rodada do Campeonato Brasileiro

De 2014 a 2018, o goleiro João Ricardo defendeu o América e esteve presente no título mineiro de 2016 e na conquista da Série B, em 2017. Neste sábado (20), ele voltará ao estádio Independência com as cores do Fortaleza, para jogo do Campeonato Brasileiro da Série A (com início às 18h30).

“Fico feliz de retornar para lá, foram mais de quatro anos naquele clube e tenho um carinho especial pelo América. Tem jogadores lá ainda da minha época, o Juninho, o Ricardo Silva, vai ser bom rever os amigos. Mas hoje represento o Fortaleza e vamos buscar os três pontos”, disse João Ricardo, 34 anos, em entrevista no centro de treinamento do Palmeiras, onde o Fortaleza treinou nesta sexta-feira (19) antes do embarque para Belo Horizonte.

Nascido em Mariano Moro, no Rio Grande do Sul, João Ricardo iniciou a carreira profissional no Concórdia, de Santa Catarina, em 2008, e desde então atuou por 13 clubes diferentes, mas aquele em que mais tempo permaneceu foi justamente o América, pelo qual fez mais de 200 partidas.

João Ricardo está retornando à titularidade no Fortaleza, depois de se recuperar de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Foram dois meses fora e chance de voltar curiosamente porque seu substituto, Fernando Miguel, também se machucou.

“Estou um pouco sem ritmo, mas sou experiente, o cara acaba jogando com a bagagem grande que tem. Consegui manter bem a forma física mesmo sem jogar, é tentar manter a qualidade para fazer bons jogos”, disse João Ricardo.

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.