América e RB Bragantino empataram por 2 a 2 nesta quarta-feira (10), em partida da 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, o Coelho abriu o placar, sofreu a virada ainda no primeiro tempo, mas conseguiu nova igualdade já na reta final de jogo.
Aloísio converteu dois pênaltis a favor do Coelho, enquanto Helinho marcou os dois gols do Massa Bruta - um deles de falta.
O resultado representa o primeiro ponto do América na competição, após quatro derrotas nas quatro partidas iniciais. Temporariamente, o Coelho deixa a lanterna da competição, que agora fica com o Coritiba. O Coxa recebe o Vasco nesta quinta (11).
O Bragantino, por sua vez, vai aos 6 pontos e fica em 14º lugar de forma provisória.
Próximos compromissos das equipes
Ambas as equipes seguem em meio a calendários complicados neste mês de abril. Enquanto o Bragantino fará mais quatro jogos até o fim do mês, o Coelho tem mais seis compromissos no mesmo período. Os dois jogam pelo Brasileirão e Copa Sul-Americana, mas só o América jogará pela Copa do Brasil.
Os próximos jogos do Bragantino este mês são: visita ao Palmeiras no sábado (13), pelo Brasileirão; o Athletico-PR no sábado seguinte (20) em BH pelo mesmo campeonato; ida à Bolívia visitar o Oriente Petrolero pela Sul-Americana no dia 25; e para fechar o mês em, jogo contra o Santos em casa, pela Série A.
Após visitar o Bragantino, o América fará quatro jogos seguidos em Belo Horizonte: o clássico com o Cruzeiro no domingo (14) pelo Brasileirão; o Inter no dia 17 pelo jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil; e contra o Fortaleza pela Série A no dia 20.
Na sequência, serão três compromissos longe de casa. No dia 23, o time americano visita o Defensa y Justicia-ARG pela Sul-Americana; no dia 28 vai ao Rio de Janeiro jogar contra o Botafogo pelo Brasileirão; e no dia 31 faz o jogo de volta com o Internacional em Porto Alegre.
Goleiro estreia pelo Coelho
Anunciado como novo goleiro do América em fevereiro deste ano, Matheus Pasinato demorou pouco mais de três meses para estrear pelo Coelho. Como Matheus Cavichioli foi expulso na derrota para o Cuiabá na 4ª rodada da Série A, Pasinato foi o escolhido de Mancini para defender a meta americana.
Antes de chegar a Belo Horizonte, o goleiro de 30 anos estava no Moreirense, de Portugal. No futebol brasileiro, ele atuou durante anos no XV de Piracicaba-SP até ser vendido para o clube português. O último jogo dele tinha sido em 22 de dezembro de 2022, em derrota do Moreirense por 2 a 1.
América começa bem e abre o placar em ‘lance de VAR’
O América começou com postura melhor na comparação com os últimos jogos. O time de Vagner Mancini chegou ao menos duas vezes só nos primeiros 10 minutos, e teve o esforço reconhecido com gol precoce aos 14 minutos.
Bruninho acertou o pé de Juninho na área, mas a jogada seguiu. Quando o lance parou, o árbitro foi chamado pelo VAR e confirmou a penalidade após revisão. Na cobrança, Aloísio deslocou Cleiton com estilo para abrir o placar.
Bragantino reage e vira ainda no primeiro tempo
Logo após o gol americano, o Massa Bruta passou a jogar de forma mais ofensiva e começou a criar problemas para o goleiro Pasinato. Depois de algumas finalizações bem defendias pelo arqueiro do América, o time da casa conseguiu falta muito perigosa na meia-lua.
Helinho cobrou colocado, mas a bola passou no meio da barreira americana e fugiu do alcance de Pasinato. Apesar do empate, o domínio das ações passou rapidamente para as mãos do Bragantino e assim ficou até o intervalo.
Com o jogo em mãos, o Massa Bruta conseguiu a virada ainda na etapa inicial. O América errou muitos passes e começou a ceder contra ataques ao adversário. Em um deles, Helinho recebeu passe de Aderlan na ponta direita e cortou para dentro com velocidade. Ele chutou com força, e Pasinato chegou a tocar na bola, que morreu no fundo da rede.
América empata em segundo tempo sonolento e sem criatividade
Teoricamente, a toada da primeira etapa foi mantida para os 45 minutos finais. O América seguia sem jogar bem, pouco criava no ataque e tinha dificuldades para se recompor no meio e na defesa. Do outro lado, o Bragantino até chegou vez ou outra, mas acabou controlando o jogo, que perdeu em criatividade e emoção na comparação com o primeiro tempo.
Mesmo com a sonolência, o Coelho ainda conseguiu igualar o marcador novamente. Aos 38 minutos do segundo tempo, o árbitro apontou pênalti após toque de mão da defesa do Bragantino. Aloísio, que marcou na etapa inicial, assumiu a cobrança mais uma vez, e assim como antes, deslocou Cleiton para marcar.
RB Bragantino 2x2 América
RB Bragantino
Cleiton; Aderlan, Eduardo, Natan e Juninho Capixaba (Guilherme Lopes); Matheus Fernandes, Lucas Evangelista (Jadsom) e Bruninho (Gustavinho); Helinho (Sorriso), Eduardo Sasha (Thiago Borbas) e Vitinho. Técnico: Pedro Caixinha.
América
Mateus Pasinato; Marcinho (Iago Maidana), Eder, Ricardo Silva e Nicolas (Danilo Avelar); Alê (Martinez), Juninho e Benitez; Felipe Azevedo (Mikael), Everaldo (Renato Marques) e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini.
Gols
Aloísio (14 min 1ºT e 32 min 2ºT), do América
Helinho (32 min 1ºT e 43 min 1ºT), do Bragantino
Cartões amarelos
Eduardo Sasha, Thiago Borbas, Vitinho, Eduardo (Bragantino); Marcinho, Everaldo, Éder, Martinez (América)
Motivo: 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 10 de maio de 2023 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista-SP
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein
Auxiliares: Tiago Augusto Kappes Diel e Maira Mastella Moreira
Árbitro de vídeo: Rodolpho Toski Marques