O América visita o Defensa y Justicia na Argentina, nesta quarta-feira (19), pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. Esse será o primeiro encontro do Coelho com o rival argentino, que tem um retrospecto curioso quando enfrenta equipes brasileiras nas competições continentais.
O números gerais mostram que o Defensa y Justicia não acumula muitas vitórias – são seis em 16 jogos contra brasileiros. Entretanto, os argentinos eliminaram quatro campeões brasileiros nos últimos seis anos: Palmeiras, São Paulo, Bahia e Vasco.
A “vantagem” dos argentinos começou em 2017, quando eliminaram o São Paulo na primeira fase da Copa Sul-Americana. Na fase seguinte, porém, o Brasil “se vingou” e a Chapecoense passou pelos Falcões.
Em 2020, a eliminação se deu em dose dupla. Também na Sul-Americana, o time argentino passou pelo Vasco nas oitavas de final, e eliminou o Bahia nas quartas de final. Naquele ano, o clube se sagrou campeão do torneio pela primeira vez.
Já em 2021, o Falcão foi superado sem dificuldades pelo Flamengo nas oitavas de final – com placar agregado de 5x1. Por outro lado, na Recopa Sul-Americana, vitória sobre o Palmeiras, o quarto campeão brasileiro derrubado em seis anos.
Derrotado para o Millonarios-COL na estreia da Sul-Americana 2023, o Defensa y Justicia precisa da vitória para se recuperar e não deixar os adversários aumentarem a vantagem na tabela. O Coelho, por sua vez, goleou o Peñarol-URU na estreia e quer se consolidar na liderança da chave após a segunda partida.