O América fez história no futebol brasileiro ao se classificar pela primeira vez para a disputa da Copa Libertadores em 2022. Nesta quinta-feira (23), o Coelho celebra um ano da estreia na competição, quando recebeu o Guarani-PAR no Independência pela 2ª fase preliminar, no dia 23 de fevereiro.
Apesar da festa, a lembrança da partida não é a melhor. Em campo, o Coelho perdeu por 1 a 0, com gol de Colmán já nos acréscimos. Entretanto, na partida de volta, a vitória por 3 a 2 levou a decisão da vaga para os pênaltis, e por 5 a 4, os mineiros avançaram à 3ª fase.
Na sequência, o adversário foi o Barcelona de Guayaquil. No Independência, empate sem gols. No Equador, novo empate por 0 a 0, e mais uma vez, o Coelho passou de fase na disputa de pênaltis.
Chegando à fase de grupos, o América não teve desempenho – dois empates e quatro derrotas, terminando em último no grupo que contava com o Atlético, Tolima-COL e Independiente Del Valle-EQU. A primeira participação em competições continentais terminou e forma precoce para o Coelho, mas ela se renova para 2023.
Este ano, a equipe está classificada para a Copa Sul-Americana, e entra diretamente na fase de grupos, assim como todos os brasileiros na competição – São Paulo, Santos, RB Bragantino, Goiás e Botafogo. O chaveamento ainda não foi definido, uma vez que as partidas da primeira fase terminam em 9 de março.
A fase de grupos da Sul-Americana será sorteada no dia 22 de março, mesma data do sorteio da Libertadores. Os jogos acontecem entre 4 de abril e 29 de junho.