Ouvindo...

Ídolo do América, Jair Bala levantou o primeiro título da história do Coelho no Mineirão

Jair Bala, nome histórico do América, morreu nesta terça-feira (27), aos 79 anos, em Belo Horizonte

Jair Bala, um dos maiores ídolos da história do América, morreu nesta terça

Nome lendário do América, Jair Bala - que morreu na tarde desta terça-feira (27), em Belo Horizonte, aos 79 anos - participou do primeiro título da história do Coelho no Mineirão.

Em 1971, o alviverde se tornou campeão estadual após vencer o Uberlândia, por 3x2, no Gigante da Pampulha, no dia 26 de junho.

Naquele ano, como o Campeonato Mineiro foi disputado pelo sistema de pontos corridos, o América precisou esperar mais um dia para soltar o grito de campeão, mesmo com o resultado positivo. Com 38 pontos na tabela, o Coelho foi consagrado após a derrota do Cruzeiro, que terminou com 36, para o Atlético, por 1x0, no dia 27.

Artilheiro do torneio em 1971, com 14 gols, Jair Bala marcou um dos tentos americanos na vitória sobre o time do Triângulo Mineiro. Além disso, o capixaba de Cachoeiro do Itapemirim também foi o maior goleador do Estadual em 1964. Ao todo, foram 78 gols por essa camisa.

Pelo América, Jair Bala atuou em duas passagens: entre os anos 1964 e 1965 e também entre 1970 e 1971. Anos depois, ele voltou ao clube para ser treinador nas décadas de 1970 e 1980.

Convidado especial da Itatiaia

Em 2018, A Resenha de Boleiro, da Itatiaia, recebeu Jair Bala, que contou sobre a origem do apelido e falou abertamente sobre a carreira. Relembre:

Leonardo Garcia Gimenez é repórter multimídia na Itatiaia. Natural de Arcos-MG e criado em Iguatama-MG. Passou também pela Record Minas.
Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro