Um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo avaliou a grande presença de comandantes estrangeiros no país ao longo dos últimos anos. Em entrevista ao jornalista João Vitor Xavier no CNN Esportes S/A, o treinador fez um alerta sobre a chegada desses profissionais.
“Não que eu seja contra técnicos estrangeiros, até porque eu já fui estrangeiro [nos tempos de Real Madrid-ESP]. Não tem o porquê ser contra, eu acho que é normal, abertura de mercado é mundial, você vai para onde você tiver condições de poder ir. Só que eu acho que tem treinadores que estão aqui ocupando o espaço de treinadores brasileiros jovens ou mais experientes”, afirmou.
Apesar de ter ponderado, Luxemburgo ainda destacou que a qualidade dos profissionais é fator determinante na discussão. Ele citou nomes estrangeiros e que considera de muita qualidade, mas criticou o espaço dado a outros que não teriam o mesmo talento.
“E aí você vem aqui, bota o espaço para os estrangeiros onde você não vê qualidade. Abel é um profissional de qualidade. Jorge Jesus é um profissional de qualidade. Então é diferente você ter um profissional de qualidade trabalhando no teu país. Agora, é muito ruim você ver profissionais sem qualidade ocupando espaço de algum brasileiro que poderia estar se formando”, completou.
“Parte da imprensa bate nisso de que hoje os técnicos do Brasil estão ultrapassados. Isso me deixa muito revoltado, porque o maior exemplo de todos os tempos do futebol brasileiro e mundial foi o Zagallo em 1970. Como é que nós estamos ultrapassados se o Zagallo em 1970 jogava como se joga hoje?”, finalizou.