Com a 33ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro praticamente encerrada, o Departamento de Matemática da UFMG atualizou as probabilidades de rebaixamento na primeira divisão.
Grêmio, Fluminense, Criciúma, Athletico-PR, Bragantino, Cuiabá e Atlético-GO tropeçaram na rodada e ainda correm o risco de rebaixamento. O Juventude foi o único da parte de baixo a vencer, mas ainda corre riscos.
Chances de rebaixamento
- Atlético-GO - 99,96%
- Cuiabá - 98,1%
- Athletico-PR - 47,3%
- Bragantino - 41,5%
- Juventude - 35,2%
- Criciúma - 32,2%
- Fluminense - 20,6%
- Vitória - 18,3%
- Grêmio - 5,6%
- Atlético - 0,68%
- Corinthians - 0,50%
- Vasco - 0,027%
Fluminense
O Tricolor das Laranjeiras chegou ao seu terceiro jogo consecutivo sem vencer no Brasileirão, após ser derrotado pelo Internacional, fora de casa. A equipe está apenas um ponto à frente do Bragantino, primeira equipe dentro do Z4, e atualmente possui apenas 79,4% de chances de permanência.
Bragantino
O Massa Bruta empatou com o lanterna Atlético-GO e viu suas chances de permanência caírem para 58,5%. Com o resultado, o Bragantino entrou no Z4 e está com 36 pontos, na 17ª posição.
Grêmio e Juventude
As equipes se enfrentam na 34ª rodada. O Grêmio tem 94,4% de chances de permanecer na Série A, mas está apenas três pontos à frente do Bragantino, e uma derrota para o rival direto pode complicar a situação do time comandado por Renato Gaúcho.
Por sua vez, o Juventude venceu o Bahia por 2 a 1, no último sábado (9), e viu suas chances aumentarem para 64,8%, mas está apenas um ponto acima da zona de rebaixamento e tem chances altas de queda. Com o resultado, a equipe saiu do Z4 e está com 37 pontos, na 16ª posição.
Athletico-PR
O Furacão está dentro do Z4, com 52,7% de chances de se salvar, e ainda tem um jogo a menos em relação às demais equipes que lutam contra o rebaixamento. O Athletico tem 34 pontos, ocupa a 18ª posição e vem de uma derrota por 2 a 1 para o São Paulo, que complicou a situação da equipe na tabela.
Cuiabá
O Dourado praticamente não possui chances de permanência, com apenas 1,9% de possibilidades. Mesmo tendo segurado o Botafogo em um empate por 0 a 0, o Cuiabá conta com apenas 29 pontos e é o vice-lanterna da competição.
Atlético-GO
Virtualmente rebaixado, o Dragão empatou com o Bragantino na 33ª rodada do Brasileirão e tem apenas 0,04% de chances de permanecer na primeira divisão em 2025. Com 26 pontos, o Atlético-GO ocupa a lanterna da competição.
*Em colaboração com o portal Itatiaia Esporte