O tradicional “Rei da América” já tem os finalistas definidos para a temporada de 2023. Quatro nomes disputam o tradicional prêmio promovido pelo jornal uruguaio “El País” desde 1986, e não há brasileiros envolvidos. Germán Cano e Jhon Arias, do Fluminense, Nicolás De La Cruz, do River Plate-ARG, e Luis Suárez, do Grêmio, foram os mais votados.
Germán Cano e Jhon Arias foram titulares absolutos do time de Fernando Diniz, que encantou a América e o mundo com um estilo de jogo único. O argentino e o colombiano foram decisivos nas conquistas do Campeonato Carioca e da Libertadores.
Apesar da queda precoce do River Plate na Libertadores, De La Cruz fez grande ano pelos Millionarios, o qual acabou por ser o último pelo clube de Buenos Aires. O meia foi anunciado como reforço do Flamengo para 2024.
Já Luís Suárez fez história ao defender o Grêmio em 2023. Foram 29 gols e 17 assistências do atacante, que sagrou-se campeão gaúcho e levou o Tricolor ao vice da Série A. O camisa 9, contudo, já deixou o futebol brasileiro e acertou com o Inter Miami-EUA.
Os nomes que concorrem ao prêmio de melhor treinador do ano também já foram revelados pelo diário uruguaio. São os seguintes: Lionel Scaloni (Argentina), Luís Zubeldía (LDU), Marcelo Bielsa (Uruguai), Fernando Diniz (Fluminense e Seleção Brasileira) e Abel Ferreira (Palmeiras).
Os ganhadores do prêmio “Rei da América” serão revelados pelo “El País” no dia 31 de dezembro. Além do melhor jogador e do técnico de maior destaque, será eleita a seleção do continente e o melhor jogador de cada liga nacional.