Ouvindo...

Vitória vence o Sampaio Corrêa, e praticamente garante acesso à Série A

Trinfo diante do Sampaio levou o Vitória aos 64 pontos, ampliando vantagem na liderança da Série B

A cinco jogos para o fim da temporada, somente um desastre pode tirar o retorno do Vitória à elite nacional. Cada vez mais líder da Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão venceu o Sampaio Corrêa, por 1 a 0, na noite desta sexta-feira (20), no estádio Castelão, em São Luís, e praticamente sacramentou o acesso à Primeira Divisão.

O gol do triunfo nesta 33ª rodada foi marcado por Osvaldo, encerrando uma sequência de dez jogos sem marcar. A Bolívia Querida, por sua vez, teve encerrada uma invencibilidade de seis partidas jogando sob seus domínios. De quebra, ainda pode terminar a rodada na zona de rebaixamento.

Como fica a classificação

Com o resultado, o Vitória chegou aos 64 pontos, ampliando a vantagem na liderança da Série B. O Sampaio, com 36, segue em 13º, mas deverá perder posições no decorrer das partidas desta rodada, podendo até voltar ao Z4.

Próximos compromissos

O Vitória só voltará a jogar na próxima segunda-feira, dia 29, quando receberá o Juventude, no Barradão. Um dia antes, no domingo (28), o Sampaio Corrêa visitará o Criciúma, no Heriberto Hulse.

Principais lances do jogo

Foi um primeiro tempo, desde os primeiros minutos, intenso. Com as duas equipes ofensivas, em busca do gol, e acumulando boas oportunidades desperdiçadas.

O Sampaio começou assustando com Riquelmo, com a bola passando ao lado direito do gol. O Vitória respondeu com Iury Castilho, aos 8, em boa defesa de Luiz Daniel, e com Matheuzinho, no minuto seguinte, com a bola beliscando o travessão.

Mais arisco, o time maranhense esteve muito perto do gol aos 19 minutos. Chute cruzado de Votinho e grande defesa de Lucas Arcanjo. No lance seguinte, Pimentinha foi derrubado na área e a arbitragem mandou o jogo seguir. Os atletas do Sampaio reclamaram bastante de penalidade, mas em vão. Aos 26, Edson Lucas soltou uma bomba de fora da área e quase marca um golaço.

O Leão aproveitou a ansiedade da Bolívia Querida para sair em vantagem no contra-ataque mortal. Aos 37, Iury Castilho puxou o lance em velocidade e encontrou Osvaldo livre. O atacante avançou e tocou na saída de Luiz Daniel: 1 a 0. Vivo no jogo, o Sampaio respondeu aos 40, com Claudinei, de longe. Assustou.

Na última boa chance do primeiro tempo, Gustavo Henrique falhou e a bola sobrou para Léo Gamalho, que tentou encobrir Luiz Daniel. O goleiro salvou mais um do Leão.

Segundo tempo

A etapa final seguiu movimentada, com o Sampaio Corrêa ainda mais exposto em busca do gol, mas com o Vitória chegando com mais perigo. Foi assim, com Matheuzinho, que assustou aos 3 minutos. Robinho, aos 9, finalizou a primeira com perigo para a equipe tricolor.

Pouco a pouco, o Leão foi conseguindo fazer diminuir o ritmo da partida, controlando bem o jogo. Em mais um contra-ataque, aos 26, Iury Castilho deixou Léo Gamalho na cara do gol, mas o camisa 9 finalizou por cima da barra. Aos 29, foi a vez de Pará tirar tinta da trave de Lucas Arcanjo. Até o fim, o Vitória esteve mais perto de ampliar do que sofrer o empate, garantindo a 20ª vitória na competição.

Sampaio Corrêa 0 x 1 Vitória

Sampaio Corrêa

Luiz Daniel; Lucas Mota, Gustavo Henrique, Ícaro e Pará; Claudinei (João Diogo), Robinho (Patrick Allan), Ferrera, Riquelmo (Pimentinha) e Vitinho (Henrique); Ytalo (Jô). Técnico: Fernando Marchiori.

Vitória

Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, João Victor e Édson Lucas (Zé Hugo); Dudu (Matheus Trindade), Rodrigo Andrade e Matheuzinho; Osvaldo (Wellington Nem), Léo Gamalho (Giovanni Augusto) e Iury Castilho (Welder). Técnico: Léo Condé.

Gol

Osvaldo (37min1T), para o Vitória.

Cartões amarelos

Riquelmo, para o Sampaio; Rodrigo Andrade, para o Vitória.

Motivo: 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 20 de outubro de 2023 (sexta-feira), às 19h (de Brasília).
Local: Castelão, em São Luís.
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (FIFA-DF).
Auxiliares: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Lehi Sousa Silva (DF).
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sá (VAR-FIFA-RJ).

Jornalista, natural do Recife, é atualmente correspondente do portal Itatiaia Esporte na região Nordeste. Com mais de uma década de experiência no jornalismo esportivo, tem passagens pela Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco, Superesportes e NE45. Em Portugal, trabalhou por O Jogo e Sport Magazine.
Leia mais