Ouvindo...

Em jogo de golaços, Botafogo vence o América e amplia vantagem no Brasileiro

Glorioso tomou conta das principais ações e aumentou a vantagem na liderança do Brasileirão; Coelho afunda na lanterna

Júnior Santos marcou dois golaços e decidiu vitória do Botafogo

O Botafogo venceu o América na noite desta quarta-feira (18) por 2 a 1 pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Júnior Santos marcou duas vezes para os cariocas, enquanto Benítez anotou o tento americano. Além de movimentada, a partida foi marcada por três golaços.

O resultado levou o Botafogo a 58 pontos, abrindo vantagem momentânea de 12 pontos na liderança em relação ao Bragantino. O América, por sua vez, estaciona nos 18 pontos e segue afundado na lanterna do Brasileirão após 27 jogos.

Próximos compromissos das equipes

Sem tempo a perder, América e Botafogo já miram as partidas deste fim de semana, válidas pela 28ª rodada do Brasileirão. No sábado (21), o Glorioso recebe o Athletico-PR no Rio de Janeiro; e no domingo (22), o Coelho vai a São Paulo enfrentar o Corinthians.

Esta reta final de campeonato terá rodadas mais agrupadas e menor tempo de descanso. Exemplo disso são os jogos da 29ª rodada, já no começo da próxima semana. Na terça-feira (24), o Botafogo visita o Fortaleza, enquanto o América visita o Athletico-PR na quarta (25).

Gramado digno de elogios

No dia 30 de setembro, o gramado do estádio Independência recebeu um evento. Naturalmente, isso desgastou alguns pontos do campo, especialmente a grande área à frente da “parte aberta da ferradura”.

Desde então, o América fez apenas dois jogos na temporada, mas nenhum deles aconteceu no Horto. Ao longo desses quase 20 dias, um trabalho de recuperação foi feito e o gramado se apresentou em condições perfeitas para a partida entre América e Botafogo.

Começo de jogo é reflexo da tabela

Os primeiros minutos no Independência foram uma amostra dos motivos que fazem do Botafogo o líder, e do América o lanterna. Logo nos primeiros lances de jogo, o Glorioso partiu para cima e construiu o domínio sobre o Coelho, muito acuado no campo de defesa.

A única saída viável para a equipe americana foi em lances de contra-ataque, em busca de Mastriani ou Felipe Azevedo, porém sem muito sucesso. Em 20 minutos de jogo, o Botafogo já somava ao menos três lances de perigo, enquanto o América pouco produziu.

A recompensa veio logo aos 21 minutos, quando a equipe carioca intensificava a pressão e tirava os espaços do América. Ainda no campo de defesa, o Botafogo roubou a bola e saiu em velocidade pela ponta. Júnior Santos avançou com habilidade, invadiu a área e finalizou, enquanto Cavichioli só ficou olhando.

Milagre de Lucas Perri e golaço do América

Aos 37 minutos, quando o América tentava se soltar mais em campo, dois grandes lances quase levaram ao primeiro gol. Primeiro, Felipe Azevedo tentou duas vezes dentro da área, parando em Adryelson, que estava em cima da linha.

Instantes depois, Benítez foi lançado cara a cara com Perri. O goleiro alvinegro fez defesa sensacional, e no rebote, ele tentou de cabeça, mas jogou por cima do gol.

A pressão do América era tão grande que o gol finalmente saiu. Aos 38 minutos, em tabela envolvente com Mastriani na intermediária botafoguense, Benítez recebeu mais uma vez cara a cara com Perri. Dessa vez, ele tocou rasteiro no canto e marcou um golaço no Independência.

Botafogo volta melhor e retoma a ponta

O primeiro tempo terminou com ações mais iguais em campo, no que seria uma tentativa do América de empurrar o Botafogo contra o próprio gol. A segunda etapa, por outro lado, começou com outra toada.

O Glorioso voltou a ter mais a bola, articulou melhor as jogadas e rapidamente marcou. Benítez perdeu a bola para Adryelson ainda na intermediária e a bola chegou para Júnior Santos. O atacante avançou com velocidade e marcou mais um golaço da entrada da grande área.

América tenta, mas sucumbe e perde mais uma vez

Mesmo com o gol de desempate do Botafogo, o América segui tentando atacar e não desistiu do jogo. Entretanto, a diferença técnica entre as equipes se mostrou decisiva no segundo tempo.

O Coelho saia para o jogo como podia, mas parava na defesa carioca. Quando conseguiu boas chances, o América falhou nas finalizações e perdeu mais de uma oportunidade de marcar. A melhor delas foi com Cazares, que parou em defesa fantástica de Lucas Perri.

O Botafogo, já com a vantagem, administrou o jogo de forma inteligente, construindo jogadas e ganhando território no campo americano. “Cozinhando” a partida, o alvinegro assegurou a vitória de forma sólida na etapa final.

América 1x2 Botafogo

América

Matheus Cavichioli; Ricardo Silva, Iago Maidana e Danilo Avelar (Alê); Matheus Henrique (Rodriguinho), Juninho, Martinez, Benítez (Cazares) e Nicolas (Marlon); Felipe Azevedo (Renato Kayzer) e Mastriani. Técnico: Fabián Bustos.

Botafogo

Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson (Danilo Barbosa), Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Sampaio) e Eduardo; Júnior Santos (Bastos), Victor Sá (Luis Henrique) e Tiquinho Soares (Diego Costa). Técnico: Lucio Flavio.

Gols
Júnior Santos (21 min 1T e 4min 2T) do Botafogo
Benítez (38 min 1T) do América

Cartões Amarelos
Júnior Santos (Botafogo)
Alê (América)

Data e horário: quarta-feira, 18 de outubro de 2023, às 20h (de Brasília)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte-MG
Público: 6.230
Renda: 350.805,00
Motivo: 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro

Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Auxiliares: Lúcio Beiersdorf Flor (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (FIFA-SP)

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.