Ouvindo...

Libra aciona Justiça contra parceira da LFF por uso indevido de marca de filiados

Reclamação do bloco comercial envolve uso de escudos em material publicitário

Comissão de Valores Mobiliários foi acionada pela Libra

A Liga de Futebol do Brasil (Libra) acionou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), por uso indevido de marcas de seus filiados em material publicitário ligado à Liga Forte Futebol (LFF).

O conteúdo foi produzido pela XP Investimentos, parceira da LFF. Vale lembrar que a Liga Forte Futebol é um dos blocos comerciais envolvidos na negociação por direitos televisivos do Campeonato Brasileiro a partir de 2025.

Os 17 membros da Libra assinaram a representação em conjunto. Eles pedem explicações pelo uso de escudos em material divulgado pela XP. Uma apresentação a possíveis investidores foi realizada pela LFF para comercialização dos direitos televisivos.

A Libra argumenta que o uso de marcas de equipes filiadas pode enganar potenciais parceiros, uma vez que não há negociação conjunta com clubes de Libra e LFF. Além disso, menções a uma futura liga, com projeções envolvendo clubes e valores que não estão no escopo da Forte Futebol.

Leia trecho do comunicado feito pela Libra:

"É, portanto, nosso dever e obrigação vir a público esclarecer, principalmente em respeito aos nossos mais de 150 milhões de torcedores apaixonados, que:

  • Os Clubes da LiBRA não fazem parte deste fundo.

  • Não reconhecem o uso de seus nomes, emblemas e histórias em material publicitário produzido para captação de recursos.

  • Não terão qualquer benefício derivado deste produto anunciado pelas gestoras financeiras.

  • As receitas geradas pelos Clubes da LiBRA não fazem, nem farão, parte deste produto que está sendo promovido.

  • Os direitos de imagem que os Clubes da LiBRA negociam, assim como os direitos que poderão fazer parte de uma Liga no futuro, não serão contabilizados por esse fundo citado e nem poderão ser usados para promover qualquer demonstração de eventuais resultados projetados.”

A informação foi divulgada pelo O Globo e confirmada pela Itatiaia. A reportagem procurou a LFF e, em caso de posicionamento oficial, a reportagem será atualizada.

O movimento é mais um indicador da tensão entre os blocos comerciais. Apesar do entendimento que a negociação em conjunto é mais rentável para as partes, não há diálogo institucional nesse sentido.

Os filiados

  • LFF: Athletico-PR, América, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Chapecoense, Ceará, Criciúma, CRB, CSA, Cuiabá, Figueirense, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário, Sport, Tombense e Vila Nova.

  • Libra: ABC, Atlético, Bahia, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sampaio Corrêa, Santos, São Paulo e Vitória.

  • Bloco União: Botafogo, Cruzeiro, Coritiba e Vasco se uniram à LFF para comercialização de direitos comerciais. Oficialmente, os clubes não são filiados, mas os acordos comerciais respeitam os mesmos termos dos filiados.

Quem é quem? E os percentuais?

A Liga Forte Futebol apresentou proposta para dividir as cotas da seguinte maneira: 45% de forma igualitária, 30% por performance e 25% por audiência. O grupo tem como investidores o fundo Serengeti e a gestora Life Capital Partners (LCP), ambos captados pela XP Investimentos.

A LFF captou R$ 2,3 bilhões por 20% das receitas de uma futura liga pelos próximos 50 anos. XP Investimentos, LiveMode e Alvarez Marsal prestaram consultoria e receberão cerca de 2,5% de comissão nas negociações em caso de criação da liga.

A Libra propõe divisão diferente: 40% de forma igualitária, 30% por performance e 30% por audiência. O grupo de investimentos captado foi o Mubdala, dos Emirados Árabes Unidos.

O fundo oferece R$ 1,3 bilhão por 12,5% dos direitos para os clubes. O BTG Pactual e a Codajas Sports Kapital são os intermediadores. A comissão para os parceiros são de 5% em caso de criação da liga.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.