O Sport voltou a apresentar fragilidades jogando como visitante nesta Série B. Repetindo dificuldades na criação das jogadas e com uma partida abaixo do sistema defensivo, o Leão sofreu com a famosa “lei do ex” e acabou derrotado, na noite desta sexta-feira (14), pelo Atlético-GO, por 3 a 1, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
Os gols da partida foram marcados pelo ex-rubro-negro pernambucano Gustavo Coutinho (duas vezes), e por Shaylon, para o Dragão; Edinho descontou para o Leão. O resultado expõe um momento de oscilação negativa da equipe pernambucano, que agora soma uma vitória nos últimos cinco jogos.
Pelo lado do rubro-negro goiano, o triunfo significou redenção e tranquilidade para a equipe. O Dragão não vencia há três rodadas e, na última, havia demitido o técnico Alberto Valentim. A equipe vitoriosa da noite foi comandada pelo treinador interino Anderson Gomes.
Sequência negativa do Sport
O Sport chegou ao terceiro jogo consecutivo sem vencer na Série B - antes, perdeu do CRB e empatou com o Mirassol. É a segunda vez na temporada que o Leão repete a sequência - antes, recorte igual veio em fevereiro: empates com Náutico e Porto, pelo Estadual, e derrota para o Ceará, na Copa do Nordeste.
Esta derrota para o Vozão, inclusive, foi uma das duas vezes anteriores em que o clube pernambucano sofreu mais de dois gols numa partida (derrota por 3 a 2); a outra ocasião foi no empate com o Coritiba, pela Copa do Brasil (3 a 3).
Como fica a classificação
Apesar da derrota, o Sport segue no G4 da Série B, independentemente do decorrer desta rodada. O Leão se mantém com 32 pontos, na terceira posição, podendo cair até para quarto lugar, dependendo do sucesso do Novorizontino (31) diante do Vitória (28), no domingo, no Barradão. O Atlético, com o triunfo, subiu para 26 pontos e agora é o oitavo.
Próximos compromissos
O Sport volta a jogar novamente na próxima quarta-feira (20), quando receberá o Vitória, na Ilha do Retiro. O Atlético, por sua vez, jogará no mesmo dia, novamente em casa, desta vez contra o Mirassol.
Relato do jogo
O jogo começou de manteiga frenética. Em menos de 15 minutos, três gols. Logo aos dois minutos, Rodrigo Soares cobrou escanteio na cabeça de Gustavo Coutinho, que subiu livre para abrir o placar. Não tardou para o Sport reagir em outra pane, agora da defesa do Dragão. Aos 9, cobrança de escanteio curta e Edinho cruzou fechado. A bola passou por todo mundo na área e morreu nas redes.
O Leão ainda comemorava o empate quando Luiz Gustavo acertou belo passe em profundidade para Gustavo Coutinho. O atacante entrou na área em velocidade e, no encontro com Renan, o árbitro assinalou o pênalti. Coutinho foi para a cobrança e marcou o segundo dele no jogo.
A partida não caiu de intensidade, com boas chances criadas por ambos os lados. O ritmo intenso acabou beneficiando a eficiência da equipe da casa. Aos 39, Renan conseguiu salvar nas finalizações de Luiz Fernando e Gustavo Coutinho, mas no segundo rebote Shaylon aproveitou a inércia da defesa rubro-negra para ampliar: 3 a 1. O Sport ainda chegou perto de diminuir com Edinho e Cariús.
Estreia no Sport… Sem efeito
Na volta do intervalo, o técnico Enderson Moreira lançou em campo o meia Alan Ruiz, no lugar do volante Lucas André. Foi dele, inclusive, o primeiro chute do Leão no segundo tempo, aos 12. Defesa tranquila de Ronaldo.
Com a vantagem no marcador, o Dragão optou por uma postura mais defensiva. Apesar a maior posse de bola, o Sport circundava a área do adversário sem contundência nas finalizações. As chances de reação foram praticamente liquidas aos 33 minutos, quando o volante Ítalo fez falta dura em Matheus Sales e, após intervenção do VAR, acabou expulso. Com um a menos, o Leão não teve forças para reagir.
Atlético-GO 3 x 1 Sport
Atlético-GO
Ronaldo; Rodrigo Soares, Alix, Heron e Jefferson; Matheus Sales, Rhaldney e Shaylon (David Braga); Bruno Tubarão (Léo Pereira), Gustavo Coutinho (Kelvin) e Luiz Fernando (Daniel). Técnico: Anderson Gomes (interino).
Sport
Renan; Ewerthon, Rafael Thiery, Sabino e Igor Cariús; Ronaldo (Ítalo), Fábio Matheus e Lucas André (Alan Ruiz); Luciano Juba (Felipinho), Edinho (Labandeira) e Vagner Love (Pedro Martins). Técnico: Enderson Moreira.
Gols
Gustavo Coutinho (2min e 14min1T) e Shaylon (39min1T), para o Atlético-GO; Edinho (9min1T), para o Sport.
Cartão vermelho
Ítalo (34min2T), para o Sport.
Cartões amarelos
Alix Vinicius, Bruno Tubarão, para o Atlético-GO.
Motivo: 17ª rodada da Série B.
Data e horário: 14 de julho de 2023 (sexta-feira), às 21h30 (de Brasília).
Local: Antônio Accioly, em Goiânia.
Árbitro: Joao Vitor Gobi (SP).
Auxiliares: Evandro de Melo Lima e Leandro Matos Feitosa (ambos de SP).
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP).